A figura da morte no cinema brasileiro:
O vigilante (1992), de Ozualdo Candeias
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9388Palavras-chave:
Cinema Brasileiro dos anos 90, Figura, O VigilanteResumo
Este ensaio é um estudo sobre a figura da morte no filme O vigilante (1992), de Ozualdo Candeias. O filme aborda o êxodo rural através da violência propagada pelo subúrbio, atribuindo ao desenvolvimento dos conflitos, a implicação da figura da morte. Considerando a trajetória da figura da morte, como, também, o modo de sua aparição na imagem cinematográfica, é possível delinear na análise fílmica as instâncias da figuração propostas pelo ensaísta alemão Erich Auerbach (1997). Desse modo, o filme realiza a profecia figural longe da redenção teológica, manifestando o Juízo Final na opacidade de uma arma apontada para a câmera. Logo, a hipótese é a de que o “disparo” tem como alvo o cinema brasileiro, evidenciando a consternação do cineasta moderno no início dos anos 1990.
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