A figura da morte no cinema brasileiro:

O vigilante (1992), de Ozualdo Candeias

Autores/as

  • Vinicius Pinheiro Policarpo Comoti Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9388

Palabras clave:

Cinema Brasileiro dos anos 90, Figura, O Vigilante

Resumen

Este ensaio é um estudo sobre a figura da morte no filme O vigilante (1992), de Ozualdo Candeias. O filme aborda o êxodo rural através da violência propagada pelo subúrbio, atribuindo ao desenvolvimento dos conflitos, a implicação da figura da morte. Considerando a trajetória da figura da morte, como, também, o modo de sua aparição na imagem cinematográfica, é possível delinear na análise fílmica as instâncias da figuração propostas pelo ensaísta alemão Erich Auerbach (1997). Desse modo, o filme realiza a profecia figural longe da redenção teológica, manifestando o Juízo Final na opacidade de uma arma apontada para a câmera. Logo, a hipótese é a de que o “disparo” tem como alvo o cinema brasileiro, evidenciando a consternação do cineasta moderno no início dos anos 1990.   

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Biografía del autor/a

Vinicius Pinheiro Policarpo Comoti, Universidade Federal do Paraná

Cineasta, escritor e doutorando em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (2019). Especialista em Cinema,comênfase em Produção,pela Faculdade de Artes do Paraná (2014). Graduado em Comunicação Social -Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2012).Foi um dos curadores da Mostra Arqueologia da Invenção: Pioneiros do Cinema (2022). Fez parte da organização e realização dos cursos Constelações do Cinema Brasileiro (2021) e Paulo Emílio: Homem de Cinema (2022). É autor do livro O meu amor é um picles passado(2022) e do filme Me tenham enquanto existo (2018). Ganhou o prêmio Expocom –Sul,na categoria Fotografia Jornalística com o trabalho Breve Amanhecer (2012). Email: vcomoti@hotmail.com

Publicado

2024-12-13

Cómo citar

Pinheiro Policarpo Comoti, V. (2024). A figura da morte no cinema brasileiro:: O vigilante (1992), de Ozualdo Candeias. O Mosaico, 19(2), 1–24. https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9388