A A REPRESSÃO FEMININA TRADUZIDA NO FETICHE DO CORPO APRISIONADO – UMA AMARRAÇÃO ENTRE MODA, MÍDIA, CULTURA E ARTE

Autores

  • Lilean Cury de Rezende Bastos UFG

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.8825

Palavras-chave:

feminismo, repressão, fetiche, arte, cultura

Resumo

O presente artigo estabelece uma conexão entre as amarras que restringem as mulheres, tanto de forma física, através de representações objetivas do corpo aprisionado, quanto de forma subjetiva, por meio das limitações impostas à sua capacidade de ação, pensamento e expressão da sexualidade. Para tanto, são exploradas as obras da escritora e cineasta Virginie Despentes e dos artistas Roberta Barros, Michaela Stark, Hans Bellman e Unica Zurn. A análise destaca a persistência das fantasias eróticas que retratam a submissão da mulher ao homem, como uma forma de suprimir seu poder feminino. Mesmo nos dias atuais, as mulheres continuam a lutar contra a objetificação de seus corpos, já que as personagens femininas ainda ocupam principalmente papéis secundários em um mundo dominado pelo patriarcado. Paralelamente, observa-se que muitas mulheres submetem seus corpos a intervenções estéticas, sujeitando-se a procedimentos que frequentemente se tornam obsoletos em face das novas tendências da moda. Além disso, muitas delas optam por calçados que dificultam a locomoção e vestimentas que comprometem sua saúde respiratória. Dessa forma, é explorada uma amarração entre representações artísticas, sexualidade e feminismo.

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Biografia do Autor

Lilean Cury de Rezende Bastos, UFG

Mestranda em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em História da Arte pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e em Assessoria de Comunicação e Marketing pela UFG. É formada em jornalismo pela UFG. Integra o quadro efetivo da Agência Brasil Central (ABC). 

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Publicado

25-06-2024

Como Citar

Cury de Rezende Bastos, L. (2024). A A REPRESSÃO FEMININA TRADUZIDA NO FETICHE DO CORPO APRISIONADO – UMA AMARRAÇÃO ENTRE MODA, MÍDIA, CULTURA E ARTE. O Mosaico, 18(1), 1–20. https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.8825

Edição

Seção

Desenhos de Pesquisa