O O (RE)ENCONTRO COM O PÚBLICO EM MEIO AO “FIM DA PANDEMIA”: PEDAGOGIAS E AFETOS NA SEXTA EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DO DOCUMENTÁRIO ESTUDANTIL (FIDÉ-BRASIL)

Pedagogies and afections of the six edition of the Festival International du Documentaire Émergent (FIDÉ-BRAZIL)

Autores

  • nathan dos santos alves Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.7662

Palavras-chave:

Festivais de Cinema, Documentário, Cinema Estudantil, Estudos de Programação e Curadoria audiovisual, Etnografia e Ritual

Resumo

No presente trabalho buscamos realizar uma análise da sexta edição do FIDÉ-Brasil, realizada em maio de 2022. Todavia, nosso estudo não toma o festival como um todo, pois não se trata de um estudo da instituição em si, uma historiografia do evento ou um trabalho com questões sociopolíticas e econômicas que atravessam o festival, mas sim das articulações, estratégias, organização e performance da sexta edição deste ritual por meio de uma abordagem etnográfica. Esta pesquisa envolveu mais do que apenas observar e realizar anotações em um diário de campo, ou meramente tomar aqueles que fazem parte da organização, curadoria e programação do festival para serem entrevistados, ainda que essas sejam técnicas também articuladas para a produção deste trabalho. Nossa abordagem se dá por uma pesquisa que envolve ao mesmo tempo uma observação participante na curadoria, nas oficinas e nas múltiplas sessões expositivas do evento, bem como entrevistas com os organizadores do evento, membros dirigentes das equipes curatoriais e o público participante do festival. Também são tomadas para estudo as materialidades fílmicas, tentando assim correlacionar performance ritual com os objetos artísticos sob os quais o festival também se ancora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

nathan dos santos alves, Universidade Nova de Lisboa

Pesquisador associado ao Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-PT), a  Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) e a Latin American Studies Association (LASA). Doutorando em Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa (NOVA-FSCH) em associação com o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Cursou Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná (FAP), com enfâse em Cinemas Africanos e Geopolítica. Possui graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Tocantins (UFT-Campus de Porto Nacional) com especialização em Sociologia das Artes e Antropologia Visual. Atuou como antropólogo residente no departamento de arqueologia do Museu Paranaense (MUPA-PR) e no setor de acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR). Também foi Colunista pela Revista PMW Digital mantendo duas colunas (uma mensal e outra semanal) dedicadas a Cinema e outras manifestações videográficas. 

Downloads

Publicado

25-06-2024

Como Citar

dos santos alves, nathan. (2024). O O (RE)ENCONTRO COM O PÚBLICO EM MEIO AO “FIM DA PANDEMIA”: PEDAGOGIAS E AFETOS NA SEXTA EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DO DOCUMENTÁRIO ESTUDANTIL (FIDÉ-BRASIL): Pedagogies and afections of the six edition of the Festival International du Documentaire Émergent (FIDÉ-BRAZIL) . O Mosaico, 18(1), 1–19. https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.7662