O O (RE)ENCONTRO COM O PÚBLICO EM MEIO AO “FIM DA PANDEMIA”: PEDAGOGIAS E AFETOS NA SEXTA EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DO DOCUMENTÁRIO ESTUDANTIL (FIDÉ-BRASIL)

Pedagogies and afections of the six edition of the Festival International du Documentaire Émergent (FIDÉ-BRAZIL)

Autores/as

  • nathan dos santos alves Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.7662

Palabras clave:

Festivais de Cinema, Documentário, Cinema Estudantil, Estudos de Programação e Curadoria audiovisual, Etnografia e Ritual

Resumen

No presente trabalho buscamos realizar uma análise da sexta edição do FIDÉ-Brasil, realizada em maio de 2022. Todavia, nosso estudo não toma o festival como um todo, pois não se trata de um estudo da instituição em si, uma historiografia do evento ou um trabalho com questões sociopolíticas e econômicas que atravessam o festival, mas sim das articulações, estratégias, organização e performance da sexta edição deste ritual por meio de uma abordagem etnográfica. Esta pesquisa envolveu mais do que apenas observar e realizar anotações em um diário de campo, ou meramente tomar aqueles que fazem parte da organização, curadoria e programação do festival para serem entrevistados, ainda que essas sejam técnicas também articuladas para a produção deste trabalho. Nossa abordagem se dá por uma pesquisa que envolve ao mesmo tempo uma observação participante na curadoria, nas oficinas e nas múltiplas sessões expositivas do evento, bem como entrevistas com os organizadores do evento, membros dirigentes das equipes curatoriais e o público participante do festival. Também são tomadas para estudo as materialidades fílmicas, tentando assim correlacionar performance ritual com os objetos artísticos sob os quais o festival também se ancora.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

nathan dos santos alves, Universidade Nova de Lisboa

Pesquisador associado ao Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-PT), a  Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) e a Latin American Studies Association (LASA). Doutorando em Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa (NOVA-FSCH) em associação com o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Cursou Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná (FAP), com enfâse em Cinemas Africanos e Geopolítica. Possui graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Tocantins (UFT-Campus de Porto Nacional) com especialização em Sociologia das Artes e Antropologia Visual. Atuou como antropólogo residente no departamento de arqueologia do Museu Paranaense (MUPA-PR) e no setor de acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR). Também foi Colunista pela Revista PMW Digital mantendo duas colunas (uma mensal e outra semanal) dedicadas a Cinema e outras manifestações videográficas. 

Publicado

2024-06-25

Cómo citar

dos santos alves, nathan. (2024). O O (RE)ENCONTRO COM O PÚBLICO EM MEIO AO “FIM DA PANDEMIA”: PEDAGOGIAS E AFETOS NA SEXTA EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DO DOCUMENTÁRIO ESTUDANTIL (FIDÉ-BRASIL): Pedagogies and afections of the six edition of the Festival International du Documentaire Émergent (FIDÉ-BRAZIL) . O Mosaico, 18(1), 1–19. https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.7662