O Teatro Monumento no MST:
imagens políticas e experiência estética da juventude estudante-trabalhadora em práticas Cênicas
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10825Palavras-chave:
monumento, ação, teatro, coletividadeResumo
Resumo: O artigo busca partilhar reflexões sobre a vivência teatral oferecida no contexto de comemoração dos 40 anos do MST, através de prática de ensino e aprendizagem não formal, que teve como público principal jovens e adolescentes moradores da comunidade de Vitória da Conquista, em Fraiburgo/SC, onde também se comemorou o aniversário da Escola 25 de Maio, fruto da luta do movimento. Através de atividades artístico-pedagógicas promovidas no contexto de partilha de saberes, realizadas em parceria entre universidade e movimento social, foi proposta a noção de Teatro Monumento, a partir de estudos acerca do teatro imagem e a prática de monumentos que convoca à elaboração de imagens políticas na luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e, também, a possibilidade de pensar outro mundo possível, através da vivência de jovens estudantes-trabalhadores.
Palavras-chave: Coletividade; Monumento; Ação; Teatro.
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