Da disciplina ao terror:

análise dos filmes de terror no ambiente escolar entre 1955-1977

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10020

Palavras-chave:

Terror, Filme de horror, Representação, Cinema, Narrativa cinematográfica

Resumo

O cinema constrói discursos sobre a escola, professores e alunos, revelando anseios e tensões do universo educacional. Este estudo investiga as representações escolares nos filmes de terror produzidos entre 1955 e 1977. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo que utiliza análise documental e fílmica. A discussão evidencia a escola como um espaço de violência e autoritarismo, refletindo a falência da instituição escolar. A violência física e psicológica é um elemento recorrente,e temas como repressão, controle e desejo sexual evidenciam as fragilidades do ensino tradicional. Os resultados indicam uma distribuição geográfica diversificada, com predominância de internatos segregados por gênero. A análise dos subgêneros revela a diversidade de abordagens sobre o ambiente escolar. Conclui-se que os filmes de terror funcionam como instrumento de investigação educacional, questionando os papéis sociais e revelando medos e ansiedades relacionados ao contexto escolar.

Palavras-chave: Terror; Filme de horror; Representação; Cinema, Narrativa cinematográfica.

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Biografia do Autor

Tulio Villafane-Fernandez, Universidade de Brasília

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília – UnB. Faculdade de Educação, Campus Darcy Ribeiro, Brasília-DF, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5797-8718 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9801404540549755 E-mail: tuliovillafane@gmail.com

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Publicado

01-12-2025

Como Citar

Villafane-Fernandez, T. (2025). Da disciplina ao terror: : análise dos filmes de terror no ambiente escolar entre 1955-1977. O Mosaico, 21(2), 1–23. https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10020