Da disciplina ao terror:
análise dos filmes de terror no ambiente escolar entre 1955-1977
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10020Palabras clave:
Terror, Filme de horror, Representação, Cinema, Narrativa cinematográficaResumen
O cinema constrói discursos sobre a escola, professores e alunos, revelando anseios e tensões do universo educacional. Este estudo investiga as representações escolares nos filmes de terror produzidos entre 1955 e 1977. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo que utiliza análise documental e fílmica. A discussão evidencia a escola como um espaço de violência e autoritarismo, refletindo a falência da instituição escolar. A violência física e psicológica é um elemento recorrente,e temas como repressão, controle e desejo sexual evidenciam as fragilidades do ensino tradicional. Os resultados indicam uma distribuição geográfica diversificada, com predominância de internatos segregados por gênero. A análise dos subgêneros revela a diversidade de abordagens sobre o ambiente escolar. Conclui-se que os filmes de terror funcionam como instrumento de investigação educacional, questionando os papéis sociais e revelando medos e ansiedades relacionados ao contexto escolar.
Palavras-chave: Terror; Filme de horror; Representação; Cinema, Narrativa cinematográfica.
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