A ABORDAGEM SOMÁTICA DO MOVIMENTO COMO ESTRATÉGIA DE PREPARAÇÃO CORPORAL: BREVE ANÁLISE DE PRÁTICAS CORPORAIS EM UMA MONTAGEM TEATRAL REALIZADA EM CONTEXTO ACADÊMICO

Autores/as

  • Amanda Pedrotti
  • Marcia Berselli Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3468

Resumen

A partir de questionamentos sobre o corpo na sociedade contemporânea e nas linguagens artí­sticas, o artigo busca reconhecer como respeitar as singularidades corporais de alunos de um curso de teatro em ní­vel superior durante o desenvolvimento de uma montagem teatral. São analisadas as práticas desenvolvidas no contexto de preparação corporal na criação do acontecimento cênico "Antes de falar já não se ouve" vinculado a disciplinas curriculares, que teve como abordagem de criação o Processo Colaborativo (Araújo, 2009), possibilitando um conhecimento maior sobre os elementos que compõem a cena, para além da atuação e da encenação. Através do reconhecimento da idealização de corpo vivenciada atualmente, foi possí­vel observar que isso também se destaca no campo das Artes Cênicas. Foi investigada e pesquisada a função de preparadora corporal, que teve como metodologia a Educação Somática (Bolsanello, 2005; 2010; 2012), auxiliando os alunos a tomarem consciência do seu próprio corpo e reconhecendo seus movimentos, tendo como ênfase não o que se aprende, mas como se aprende.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amanda Pedrotti

Graduanda em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Santa Maria. Participante dos grupos de pesquisa Teatro e Infâncias GETIs/CNPq e do Laboratório de Criação LACRI/CNPq. Participante do Programa de ExtençãoPráticas cênicas, escola e acessibilidade.Bolsista de extensão universitária no ano de 2017. Atriz e Bailarina.

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria. Lí­der do Grupo de Pesquisa Teatro Flexí­vel: Práticas Cênicas e Acessibilidade (CNPq/UFSM) e do Laboratório de Criação (LACRI/CNPq). Coordenadora do Programa de Extensão Práticas Cênicas, escola e acessibilidade. Artista da cena.

Publicado

2020-10-28

Cómo citar

Pedrotti, A., & Berselli, M. (2020). A ABORDAGEM SOMÁTICA DO MOVIMENTO COMO ESTRATÉGIA DE PREPARAÇÃO CORPORAL: BREVE ANÁLISE DE PRÁTICAS CORPORAIS EM UMA MONTAGEM TEATRAL REALIZADA EM CONTEXTO ACADÊMICO. O Mosaico, 12(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3468