A ABORDAGEM SOMÁTICA DO MOVIMENTO COMO ESTRATÉGIA DE PREPARAÇÃO CORPORAL: BREVE ANÁLISE DE PRÁTICAS CORPORAIS EM UMA MONTAGEM TEATRAL REALIZADA EM CONTEXTO ACADÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3468Abstract
A partir de questionamentos sobre o corpo na sociedade contemporânea e nas linguagens artísticas, o artigo busca reconhecer como respeitar as singularidades corporais de alunos de um curso de teatro em nível superior durante o desenvolvimento de uma montagem teatral. São analisadas as práticas desenvolvidas no contexto de preparação corporal na criação do acontecimento cênico "Antes de falar já não se ouve" vinculado a disciplinas curriculares, que teve como abordagem de criação o Processo Colaborativo (Araújo, 2009), possibilitando um conhecimento maior sobre os elementos que compõem a cena, para além da atuação e da encenação. Através do reconhecimento da idealização de corpo vivenciada atualmente, foi possível observar que isso também se destaca no campo das Artes Cênicas. Foi investigada e pesquisada a função de preparadora corporal, que teve como metodologia a Educação Somática (Bolsanello, 2005; 2010; 2012), auxiliando os alunos a tomarem consciência do seu próprio corpo e reconhecendo seus movimentos, tendo como ênfase não o que se aprende, mas como se aprende.
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