CORAL INFANTIL AQUARELA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRÁTICA DE CANTO CORAL INFANTIL NA CIDADE DE QUATRO BARRAS (PR)
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3329Resumen
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a prática de um projeto de Canto Coral Infantil na cidade de Quatro Barras (PR) ministrado por mim e com um recorte da pesquisa realizado entre Março a Outubro/2019. Os objetivos específicos foram a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema no período de 2009 a 2019, o relato dos principais aspectos presentes nos ensaios e a discussão sobre a literatura encontrada em conjunto com a reflexão da minha prática pedagógico-musical. A fundamentação teórica desta pesquisa se deu em torno do cantar (LEMOS e GOMES 2006; 2005), da canção (KATER e LOBÃO, 2001) e das relações entre ser humano e música desdobradas entre criança e música e entre adulto e música (PAREJO, 2011; MADALOZZO, 2019), incluindo a relação entre professor de música e famílias (ILARI, 2011; SUZUKI, 1994). Sua metodologia se deu pelo Relato de Experiência a fim de trazer constantes reflexões para a minha prática. No processo da prática percebi a formação de um plano de ação baseado em três eixos que podem ser desenvolvidos para o amadurecimento do Projeto, abordando fatores musicais e humanos em um contexto de ensino não formal e com características de Projeto Social. Conclui-se que a pesquisa, a divulgação e o apoio, tanto de parte dos coralistas e de suas famílias ao Projeto são elementos essenciais para a continuidade do Coral.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 O Mosaico
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.