CORAL INFANTIL AQUARELA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRÁTICA DE CANTO CORAL INFANTIL NA CIDADE DE QUATRO BARRAS (PR)
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3329Abstract
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a prática de um projeto de Canto Coral Infantil na cidade de Quatro Barras (PR) ministrado por mim e com um recorte da pesquisa realizado entre Março a Outubro/2019. Os objetivos específicos foram a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema no período de 2009 a 2019, o relato dos principais aspectos presentes nos ensaios e a discussão sobre a literatura encontrada em conjunto com a reflexão da minha prática pedagógico-musical. A fundamentação teórica desta pesquisa se deu em torno do cantar (LEMOS e GOMES 2006; 2005), da canção (KATER e LOBÃO, 2001) e das relações entre ser humano e música desdobradas entre criança e música e entre adulto e música (PAREJO, 2011; MADALOZZO, 2019), incluindo a relação entre professor de música e famílias (ILARI, 2011; SUZUKI, 1994). Sua metodologia se deu pelo Relato de Experiência a fim de trazer constantes reflexões para a minha prática. No processo da prática percebi a formação de um plano de ação baseado em três eixos que podem ser desenvolvidos para o amadurecimento do Projeto, abordando fatores musicais e humanos em um contexto de ensino não formal e com características de Projeto Social. Conclui-se que a pesquisa, a divulgação e o apoio, tanto de parte dos coralistas e de suas famílias ao Projeto são elementos essenciais para a continuidade do Coral.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 O Mosaico
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The authors retain the copyright, when licensing their production in the journal O Mosaico, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the work, and upon acceptance, the author assigns his/her copyright for publication in the journal. Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention to the author (s) and to the O Mosaico, and no changes to the original work are allowed. When submitting an article to the journal O Mosaico and after accepting it for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its meta data to indexing and reference services.