O O (RE)ENCONTRO COM O PÚBLICO EM MEIO AO “FIM DA PANDEMIA”: PEDAGOGIAS E AFETOS NA SEXTA EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DO DOCUMENTÁRIO ESTUDANTIL (FIDÉ-BRASIL)
Pedagogies and afections of the six edition of the Festival International du Documentaire Émergent (FIDÉ-BRAZIL)
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.7662Palavras-chave:
Festivais de Cinema, Documentário, Cinema Estudantil, Estudos de Programação e Curadoria audiovisual, Etnografia e RitualResumo
No presente trabalho buscamos realizar uma análise da sexta edição do FIDÉ-Brasil, realizada em maio de 2022. Todavia, nosso estudo não toma o festival como um todo, pois não se trata de um estudo da instituição em si, uma historiografia do evento ou um trabalho com questões sociopolíticas e econômicas que atravessam o festival, mas sim das articulações, estratégias, organização e performance da sexta edição deste ritual por meio de uma abordagem etnográfica. Esta pesquisa envolveu mais do que apenas observar e realizar anotações em um diário de campo, ou meramente tomar aqueles que fazem parte da organização, curadoria e programação do festival para serem entrevistados, ainda que essas sejam técnicas também articuladas para a produção deste trabalho. Nossa abordagem se dá por uma pesquisa que envolve ao mesmo tempo uma observação participante na curadoria, nas oficinas e nas múltiplas sessões expositivas do evento, bem como entrevistas com os organizadores do evento, membros dirigentes das equipes curatoriais e o público participante do festival. Também são tomadas para estudo as materialidades fílmicas, tentando assim correlacionar performance ritual com os objetos artísticos sob os quais o festival também se ancora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.