Dimensões poéticas do espaço escolar:

uma experiência no estágio supervisionado

Autores

  • Marcelo Forte Unespar

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10521

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, professor/a-artista, propostas poético/pedagógicas, formação docente

Resumo

Este texto apresenta uma experiência de estágio supervisionado, destacando propostas desenvolvidas enquanto orientador de uma turma do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba II - FAP. As atividades buscaram aproximar os/as estudantes do contexto escolar por meio de um olhar poético-pedagógico, estimulando reflexões sobre a docência em diálogo com práticas artísticas. Além disso, o texto discute o conceito de professor/a-artista como eixo de conexão entre as práticas desenvolvidas ao longo do ano letivo. A experiência revelou desafios e possibilidades no processo de formação docente e nas concepções sobre a educação básica, evidenciando o estágio como um espaço potente de experimentação, criação e ressignificação da prática pedagógica.

Palavras-chave: Estágio supervisionado; Professor/a-artista; Propostas poético/pedagógicas; Formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Forte, Unespar

Professor adjunto do curso de Licenciatura em Artes Visuais (UNESPAR). Doutor em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em Arte e Cultura Visual (UFG). Possui licenciatura plena no curso de Artes Visuais - Desenho e Plástica (UFSM). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3959-2085 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1214662166228179 E-mail: marceloforteart@gmail.com

 

Downloads

Publicado

04-07-2025

Como Citar

Forte, M. (2025). Dimensões poéticas do espaço escolar:: uma experiência no estágio supervisionado. O Mosaico, 20(01), 1–17. https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10521

Edição

Seção

Dossiê Estágios Supervisionados em Artes: práticas, adversidades e formação docente