"...the luthenist!" : ambivalências e desvios nas regravações de Julian Bream

Autores

  • Sidney Molina Faculdade Santa Marcelina, FMU/FIAM-FA AM (SP), IECG (PA)

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.48

Resumo

A morte recente do violonista Julian Bream (1933-2020) tem motivado uma reavaliação de seu amplo legado artí­stico. O presente artigo aprofunda a análise da discografia do músico inglês em relação à de seu antecessor, Andrés Segovia, a partir da teoria da influência de Harold Bloom (1930-2019), que foi inicialmente proposta em nossa tese de doutorado (MOLINA, 2006). Tomando como base a divisão de seus 50 álbuns em fases inspiradas nas categorias bloomianas, procedemos a uma análise mais detida das regravações triplas, quádruplas ou quí­ntuplas de certas obras por Bream.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidney Molina, Faculdade Santa Marcelina, FMU/FIAM-FA AM (SP), IECG (PA)

Sidney Molina é Coordenador do Curso de Pós-graduação em Violão: pedagogia e performance da Faculdade Santa Marcelina (SP) e professor na graduação dos cursos de música do FMU/FIAM-FAAM (SP) e Instituto Estadual Carlos Gomes (PA). Fundador do Quaternaglia Guitar Quartet, é autor de dois livros e, ao longo de 28 anos, tem atuado em eventos artí­sticos e acadêmicos no Brasil, Estados Unidos, América Latina, Europa, Japão e Austrália. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0433-6666

Referências

BLOOM, Harold. A angústia da influência: uma teoria da poesia. Tradução de Arthur Nestrovski. Rio de Janeiro: Imago, 1991a.

_____________. Cabala e crí­tica. Tradução de Monique Balbuena. Rio de Janeiro: Imago, 1991b.

_____________. Um mapa da desleitura. Tradução de Thelma Médici Nóbrega. Rio de Janeiro: Imago, 1995.

BREAM, Julian. Classical Guitar Anthology: Julian Bream – The Complete RCA Album Collection (box com 40 CDs e 2 DVDs). RCA/SONY, 2013.

NESTROVSKI, Arthur. Ironias da modernidade. São Paulo: ítica, 1996.

MOLINA, Sidney. Julian Bream (1933-2020): discografia [ví­deo]. In: Sidney Molina (canal no YouTube), 17/08/2020. Disponí­vel em: https://www.youtube.com/watch?v=LsIq31ZPJ20&t=10s (acesso realizado em 28/11/2020).

____________. Julian Bream: interpretação musical como obra autoral (artigo). In: Acervo Digital do Violão Brasileiro (portal online), 14/08/2020. Disponí­vel em https://www.violaobrasileiro.com.br/blog/julian-bream-interpretacao-musical-como-obra-autoral/368 (acesso realizado em 28/11/2020).

____________. Mahler em Schoenberg: angústia da influência na Sinfonia de Câmara n.1. São Paulo: Rondó, 2003.

____________. O violão na Era do disco: interpretação e desleitura na arte de Julian Bream. Tese de doutorado defendida no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP (2006).

_____________. Segovia: discografia parte 1 (78 rpm) [ví­deo]. In: Sidney Molina (canal no YouTube), 13/09/2020. Disponí­vel em: https://www.youtube.com/watch?v=aGXW_28CJlM&t=1s (acesso realizado em 28/11/2020).

_____________. Segovia: discografia parte 2 (LPs) [ví­deo]. In: Sidney Molina (canal no YouTube), 26/09/2020. Disponí­vel em: https://www.youtube.com/watch?v=HWwRhyy9HI0&t=12s (acesso realizado em 28/11/2020).

STRAUS, Joseph N. Remaking the Past. Musical Modernism and the Influence of the Tonal Tradition. Cambridge: Harvard University Press,1990.

Downloads

Publicado

15.12.2020

Como Citar

Molina, S. (2020). ".the luthenist!" : ambivalências e desvios nas regravações de Julian Bream. Revista Vórtex, 8(3), 1.48. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.48

Edição

Seção

Dossiê: "Cartas para Julian Bream"