A flauta e as competências técnicas e interpretativas na preparação e execução do excerto orquestral do Prélude à l´après-midi d´un faune de Claude Debussy

Autores

  • André Sinico Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cristina Capparelli Gerling Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.1.1870

Resumo

O texto integra um estudo maior sobre a qualidade da execução do excerto orquestral para flauta do Prélude à l´après-midi d´un faune de Claude Debussy que está dividido em quatro partes: competências técnicas e interpretativas na preparação e execução, análise temporal, critérios de avaliação em situação audição e sua relação com a ansiedade de performance musical. Este artigo apresenta discussões, sugestões, comentários e possí­veis soluções quanto as competências técnicas e interpretativas
na preparação e execução do solo de flauta por músicos profissionais. Considerando o fato que em situação de audição os quatro primeiros compassos devem ser tocados em uma única respiração, a respiração e o seu controle tornaram-se competências primordiais discutidos na literatura como documentado nas observações e sugestões de McCutchan (1994), Lord (1998), Debost (2002), Toff (2005), Baxtresser (2008) e Toff (2012), bem como nos estudos realizados por Buck (2003) e Rodrigues (2015).

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Biografia do Autor

André Sinico, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando e Mestre em Música – Flauta pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como bolsista da CAPES.
Bacharel em Música – Flauta pela Universidade Estadual de Campinas e Licenciado pela Universidade Católica de Brasí­lia.Foi Professor de Música de Câmara na Escola de Música de Brasí­lia e flautista da Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas – UNICAMP.

Cristina Capparelli Gerling, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pianista e Professora Titular da UFRGS desde 1996, concilia ativamente suas atividades docentes, de pesquisas e artí­sticas
seja como palestrante, como professora convidada para masterclasses no pais e no exterior, como concertista e recitalista, como parceira com destacados instrumentistas, como integrante de bancas de concurso de pianos e concursos docentes e como pesquisadora do CNPq na área de cognição musical, psicologia da musica e do repertório latino-americano do século XX.

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Publicado

30.06.2016

Como Citar

Sinico, A., & Gerling, C. C. (2016). A flauta e as competências técnicas e interpretativas na preparação e execução do excerto orquestral do Prélude à l´après-midi d´un faune de Claude Debussy. Revista Vórtex, 4(1), 1–27. https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.1.1870

Edição

Seção

Artigos