Sérgio Abreu: os fundamentos de uma escola violonística

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7948

Palabras clave:

performance, interpretação musical, violão, escolas violonísticas, sérgio abreu

Resumen

Este artigo investiga as possibilidades dentro das quais o trabalho interpretativo de Sérgio Abreu, especialmente como violonista, pode estruturar a fundamentação de uma escola violonística. É baseado em dados coletados em minha dissertação de mestrado, defendida em 2007, mas somente aqui estruturado em termos de 3 aspectos definidos como fundamento: sonoridade, ritmo e processos interpretativos. Contém uma breve análise da oscilação histórica das poéticas interpretativas e discute em que sentido a sistematização da poética interpretativa é um passo fundamental para a democratização do conhecimento a partir da Universidade como promotora de fundamentação crítica.

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Biografía del autor/a

Luciano Morais, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Luciano Morais é doutor em práticas interpretativas pela USP, sob a orientação do Dr. Edelton Gloeden. Seu mestrado foi sobre as transcrições e contribuição poética de Sérgio Abreu e seu doutorado partiu deste tema para uma proposta de epistemologia da interpretação musical.  Professor de violão com experiência de ensino para todas as idades, leciona também filosofia da música, metodologia, história e música de câmara. Atuou como solista em várias cidades brasileiras, no México, Bolívia, Portugal, Suissa e EUA. Gravou o CD Ibirá – Quarteto de Violões e foi membro fundador do Trio Elipsoidal. Atua como professor substituto na UNESP desde 2013, tendo atualmente contrato com esta escola até o final de 2023. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5931-7040. E-mail: lucianocesar78@yahoo.com.br

Citas

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Publicado

2023-10-12

Cómo citar

Morais, L. (2023). Sérgio Abreu: os fundamentos de uma escola violonística. Revista Vórtex, 11(2), 1–25. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7948

Número

Sección

Dossiê “Homenagem a Sérgio Abreu: violão, contextos, práticas e personagens”