O acompanhamento instrumental segundo Lodovico da Viadana: uma tradução comentada da primeira fonte sobre o baixo contí­nuo na música sacra

Autores

  • Gustavo Angelo Dias Universidade Estadual de Campinas
  • Helena Jank Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.1.983

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma tradução comentada do prefácio aos Cento Concerti Ecclesiastici (1602), de Lodovico da Viadana (1564 - 1645), a primeira obra sacra a trazer um conjunto de instruções por escrito sobre o acompanhamento que ficaria conhecido como baixo contí­nuo. Através do estudo da fonte original em conjunto com fontes modernas, procuramos contextualizar e interpretar as informações encontradas, buscando também refletir sobre a influência desta obra no desenvolvimento e consolidação da prática harmônica que viria a caracterizar a escrita musical e o acompanhamento em todo o perí­odo barroco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Angelo Dias, Universidade Estadual de Campinas

Gustavo Angelo Dias é professor adjunto na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde ministra disciplinas nas áreas de estética e metodologia de pesquisa em artes. Formado em cravo pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) possui mestrado em musicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutorado em fundamentos teóricos pela UNICAMP. Em 2014, publicou o livro Tratados portugueses de baixo contí­nuo: a influência de Francesco Gasparini pela Novas Edições Acadêmicas (Portugal).

Helena Jank, Universidade Estadual de Campinas

Helena Jank é professora titular do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde pertenceu ao grupo de professores que participaram da criação do Instituo de Artes e mais tarde do curso de Música da UNICAMP. Foi coordenadora do programa de Pós-Graduação em Música entre 1995 e 1999 e Diretora do Instituto de Artes entre 1999 e 2003. Foi responsável pelos cursos de cravo, música de câmara e baixo cifrado, e como colaboradora docente na disciplina História da Música, para os perí­odos barroco e clássico. Sua produção artí­stica concentra-se principalmente em repertório do perí­odo barroco. Tem se dedicado também í  divulgação da música brasileira para cravo, resgatando o repertório do passado e estimulado a criação de novas obras para este instrumento.

Downloads

Publicado

21.05.2016

Como Citar

Dias, G. A., & Jank, H. (2016). O acompanhamento instrumental segundo Lodovico da Viadana: uma tradução comentada da primeira fonte sobre o baixo contí­nuo na música sacra. Revista Vórtex, 4(1), 1–17. https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.1.983

Edição

Seção

Artigos