Reflexões teórico-epistemológicas sobre o forró eletrônico: um estudo de caso

Autores

  • Demóstenes Dantas Vieira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Luan Talles de Araújo Brito Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.1.982

Resumo

Este trabalho propõe uma discussão sobre a relação indiví­duo, Forró Eletrônico e formação de subjetividades. Para tanto, ele está dividido em duas partes. A primeira congrega uma reflexão teórico- epistemológica sobre o tratamento dado academicamente ao Forró Eletrônico como objeto de pesquisa. A partir da análise de 12 (doze) trabalhos cientí­ficos, entre teses e dissertações, propomos desenvolver uma reflexão sobre o papel do indiví­duo na relação com o forró e o papel de ambos nos processos de subjetivação. A segunda parte, por sua vez, compreende a análise dos dados de um Estudo de Caso, desenvolvido na cidade de Mossoró/RN, através do qual propomos discutir como e se o Forró Eletrônico interfere nos processos de constituição do sujeito. Por conseguinte, propomos refletir sobre o determinismo cientí­fico que predomina nos trabalhos acadêmicos sobre o Forró Eletrônico, detendo-se muitas vezes a analisar a chamada "degradação poético-musical" e um suposto determinismo da Indústria Cultural sobre o sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Demóstenes Dantas Vieira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Demóstenes Dantas Vieira é Mestre em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN e aluno regular do Mestrado Profissional em Letras pela mesma instituição. Professor permanente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN e exerce a função de professor/tutor na Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA, onde ministra as disciplinas de Análise e Expressão Textual e Didática Geral nos cursos de Licenciatura. Tem desenvolvido pesquisas sobre sociologia da arte, educação, música e identidade.

Luan Talles de Araújo Brito, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Luan Talles de Araújo Brito é Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN e aluno do Programa de Pós-graduação (latu sensu) em Ciências da Linguagem pela Universidade Federal da Paraí­ba – UFPB. Desenvolve pesquisas sobre educação, crenças e ensino.

Downloads

Publicado

21.05.2016

Como Citar

Vieira, D. D., & Brito, L. T. de A. (2016). Reflexões teórico-epistemológicas sobre o forró eletrônico: um estudo de caso. Revista Vórtex, 4(1), 1–17. https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.1.982

Edição

Seção

Artigos