O desenvolvimento da noção de simultaneidade em música: um estudo com crianças baseado na teoria de Piaget

Autores

  • Caroline Caregnato Universidade do Estado do Amazonas | Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2015.3.1.755

Resumo

A autora desta pesquisa teve como objetivos identificar quais são as etapas de desenvolvimento da compreensão da simultaneidade e da igualdade de durações em música, e identificar graças a quais estruturas cognitivas acontece esse desenvolvimento. O referencial teórico adotado para este estudo foi a obra de Piaget, e o que se realizou neste trabalho foi uma transposição dos conceitos desse autor para o campo da Cognição Musical. Nesta pesquisa foi realizado um estudo que se utilizou do método clí­nico piagetiano e envolveu um experimento que combinava a execução musical com a realização de entrevista semiestruturada. Os participantes desta pesquisa foram 16 crianças de 5 a 9 anos de idade. A análise dos dados coletados permitiu a observação de que o desenvolvimento da simultaneidade e da igualdade de durações em música ocorre do mesmo modo como apontado pela teoria piagetiana: em três etapas, durante as quais a criança parte do não reconhecimento de ambas, passa ao reconhecimento parcial ou gradual, até atingir, por fim, a compreensão completa desses dois aspectos temporais. Esse desenvolvimento ocorre graças à evolução do pensamento infantil e não propriamente graças a transformações na percepção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Caregnato, Universidade do Estado do Amazonas | Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Caroline Caregnato é Doutoranda em Música, aluna da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Música pela UFPR – Universidade Federal do Paraná e Licenciada em Música pela EMBAP – Escola de Música e Belas Artes do Paraná e em Educação Artí­stica/Artes Plásticas pela UFPR. Atua como professora da UEA – Universidade do Estado do Amazonas e como pesquisadora nas áreas de cognição e educação musical, estudando especialmente a teoria piagetiana e suas aplicações ao campo da música.

Downloads

Publicado

30.06.2015

Como Citar

Caregnato, C. (2015). O desenvolvimento da noção de simultaneidade em música: um estudo com crianças baseado na teoria de Piaget. Revista Vórtex, 3(1), 107–125. https://doi.org/10.33871/23179937.2015.3.1.755

Edição

Seção

Artigos