Ritmo de frase e expressividade no Estudo op. 6, n.8, de Fernando Sor

Autores

  • Felipe Augusto Vieira da Silva Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.25

Palavras-chave:

Ritmo de Frase, Expressividade, Performance, Violão, Fernando Sor

Resumo

O objetivo do trabalho é a análise do Estudo Op. 6, n.8, de Fernando Sor através dos conceitos de Ritmo de Frase (Phrase Rhythm) e expressividade. Como metodologia principal recorreu-se a análise teórico-experimental dividida em duas frentes: a primeira parte do trabalho versa sobre as teorias analí­ticas rí­tmico-fraseológicas contidas nos tratados de Lussy (1874, 1883) e Riemann (1884, 1903). E na segunda parte foi realizada a justaposição entre as teorias rí­tmico-fraseológicas e a expressividade violoní­stica. Para alcançar esses objetivos, recorreu-se a análise de gravações de expert performances valendo-se de técnicas de extração de dados dos parâmetros dinâmico e agógico. Os resultados demonstram que o Ritmo de Frase pode ser um caminho efetivo para a concatenação entre análise e performance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Augusto Vieira da Silva, Universidade Estadual do Paraná

Doutor em Musicologia, Teoria e Análise pela Universidade de São Paulo (USP); Mestre em música pela Universidade Federal do Paraná (2010), área de concentração: Interpretação Musical e Processos Criativos. Pós-Graduado (especialização) em Análise Musical (2008) e Música de Câmara (2008) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR-EMBAP). Bacharel em violão (2006) pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (UNESPAR-EMBAP). Iniciou seus estudos no Conservatório de MPB de Curitiba em 1998 (Violão, Guitarra, Harmonia e Improvisação). Dentre seus interesses estão: Teoria, Análise Musical, Cognição Musical, Performance Improvisação e Educação Musical. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5695-6034

Referências

APEL, Willi. Harvard dictionary of music. Cambridge: Belknap Press, 1974.

BERRY, Wallace. Musical Structure and Performance. New Haven: Yale University Press, 1989.

CANDÉ, Roland. Dictionnaire de musique. França: Du Seiul, 1963.

CLARKE, Eric. Empirical Methods in Studies of Performance. In: CLARKE, Eric; COOK,

Nicholas (ed.). Empirical musicology: Aims, Methods, Prospects. New York: Oxford University Press, 2004.

DESSONS, Gerard. A frase como fraseado. SILVANA et al (Trad.), Universidade Federal de Santa Catarina, 2014. Disponí­vel em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/intraducoes/article/view/62414. Acesso em: 10 de Jun. 2020.

DOGANTAN, MINE. Mathis Lussy: A pioneer in studies of expressive performance. Bern: Peter Lange, 2002.

DUNSBY, Jonathan. Execução e Análise Musical. MAGALDI, C. (Trad.), Opus, Porto Alegre, n.1, p. 6-23, 1989.

FABIAN, D.; TIMMERS, R.; SCHUBERT, E. Expressiveness in music performance: Empirical aprroaches across styles and cultures. Oxford: Oxford Press, 2014.

FRIBERG, A; BATTEL. G. Structural Communication. In: The Science and Psychology of Music Performance: Creative Strategies for Teaching and Learning. Oxford: Oxford, 2002.

GROVE, G.; SADIE, S. (Ed.). The new grove dictionary of music and musicians. 2ª Ed, Oxford: Oxford Press, 2001.

HURON, David. Sweet Anticipation: Music and the Psychology of Expectation. Massachusetts: MIT Press, 2008.

KOCH, Henrinch. Versuch einer Anleitung zur Composition. Leipzig: 1793.

KRAMER, Lawrence. Em busca da música: linguagem, análise e cuidado. In: NOGUEIRA, I.; BORÉM, F. (Org.). O pensamento musical criativo: teoria, análise e os desafios interpretativos da atualidade: Bahia, p. 19-38, 2015.

LARSON, Steve. Musical Forces: Motion, Metaphor, and Meaning in Music. Bloomington: Indiana Press, 2012.

LERDAHL, F.; JACKENDOFF, R. A generative theory of tonal music. Massahusetts: MIT press, 1983.

LESTER, Joel. Performance and analysis: interaction and interpretation. In: RINK, John (Org.). The practice of performance: studies in musical interpretation. Cambridge: Cambridge University Press, p. 197-215, 2005.

LUSSY, Mathis. Traité de l"™expression musicale: Accents, nuances et mouvements dans la musique vocal et instrumentale. Paris: Berger-levrault & Heugel, 1874.

_____________. Musical Expression: Accents, Nuances, and Tempo, in vocal and instrumental music. London: Novello&Ewer, 1882

_____________. Le Rythme musical: Son origine, sa fonction et son accentuation. Paris: Heugel, 1883.

______________. L"™anacrouse dans la musique moderne. Paris: Heugel, 1903.

REPP, Bruno. Patterns of Expressive Timing in Performances of a Beethoven Minuet by Nineteen Famous Pianists. Journal of the Acoustical Society of America, v. 88, n.2, p. 622-641, 1990.

RIEMANN, Hugo. Musikalische dynamic und agogik. Hamburg: Rhater, 1884.

_______________. System der musikalischen Rhythmik und Metrik. Leipzig: Breitkopf & Härtel, 1903.

RINK, John. Análise e (ou?) performance. In: CHUEKE, Zélia (Trad.), Leitura, Escuta e Interpretação. Curitiba: Ed. UFPR, 2013.

ROTHSTEIN, William. Phrase Rhythm in Tonal Music. New York: Schimer, 1989.

SEGOVIA, Andres. Vingt estudes pour la guitar de Fernando Sor. França: Transatlantiques, 1945.

SCHMALFELDT, Janet. On the Relation of Analysis to Performance: Beethoven"™s "Bagatelles" Op. 126, n. 2. Journal of Music Theory, v. 29, n. 1, p. 1-31, 1985.

___________________. On performance, analysis, and Schubert. Per Musi. Belo Horizonte, v. 5/6, p. 38-54, 2002.

SILVA, Felipe A. V. O tratado de Mathis Lussy: expressão e expressividade na performance musical. 2018, 259 f., Tese (Doutorado em Música). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

SILVA, F.; SOUZA, R. Expressividade na teoria de Mathis Lussy: dinâmica e agógica em performances violoní­sticas. Musica Theorica, v.3, n.2, p. 227-257, 2018.

WESTPHAL, Rudolf. Die Musik des Griechische Alterthumes. Leipzig: Verlag, 1883.

WILLIAMS, Abdy. The aristoxeniam theory of musical rhythm. Cambridge: Cambridge Press, 2009.

Downloads

Publicado

15.12.2020

Como Citar

da Silva, F. A. V. (2020). Ritmo de frase e expressividade no Estudo op. 6, n.8, de Fernando Sor. Revista Vórtex, 8(3), 1.25. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.25

Edição

Seção

Artigos