Do Alaúde para o Violão: Recursos Idiomáticos Potencializadores da Expressividade Musical

Autores

  • Vitor de Souza Leite Universidade do Estado do Amazonas
  • Luciano Hercílio Alves Souto Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.4

Palavras-chave:

Expressividade musical, Técnica violoní­stica, Performance historicamente orientada

Resumo

A técnica violoní­stica moderna fundamenta-se em preceitos românticos, refletindo em uma abordagem técnico-instrumental única para diversos estilos musicais. Entretanto, a pesquisa musicológica demonstra o violão como descendente da famí­lia das cordas dedilhadas do século XV - XXI, compartilhando recursos técnico-idiomáticos com guitarras, alaúdes, vihuelas, cistres, teorbas entre outros. Como herdeiro desta famí­lia, pode apropriar-se dos recursos técnico-idiomáticos destes instrumentos históricos, neste sentido, este artigo aborda o tratado para alaúde de Ernest Baron (1727) como fundamentação teórica para interpretação do repertório barroco ao violão. Para isso, discutimos seu conteúdo articulando-o com textos dos séculos XVII e XVIII, de autores como Gaspar Sanz (1697), Francisco Guerau (1694) e Thomas Mace (1676), buscando demonstrar a apropriação de elementos da prática musical das cordas dedilhadas barrocas ao violão, objetivando potencializar a expressividade musical de tal repertório.

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Biografia do Autor

Vitor de Souza Leite, Universidade do Estado do Amazonas

Vitor de Souza Leite é licenciado em violão pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA-AM), sob a orientação do professor Dr. Luciano Souto, o qual se manteve como seu orientador no mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da UEA. Sua pesquisa é voltada para a musicologia e performance historicamente orientada, com ênfase nos temas: música barroca, análise retórico-musical, poética musical e idiomatismo das cordas dedilhadas barrocas, decodificando os conteúdos através dos instrumentos violão, alaúde e viola de arame (guitarra barroca). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2834-0157

Luciano Hercílio Alves Souto, Universidade do Estado do Amazonas

Luciano Hercí­lio Alves Souto é Pós-doutorando em Música, Doutor em Música / Práticas Interpretativas (2015), Mestre em Música / Práticas Interpretativas (2010) e Bacharel em Música / Instrumento – Violão (2006), pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, (UNESP-SP). Leciona nos Cursos de Graduação em Música e Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas. Atua na Música principalmente na interface entre as Práticas Interpretativas e Musicologia Histórica, abordando os seguintes temas: Violão, Viola de Arame, Guitarra Barroca, Performance, Tablatura e Cordas Dedilhadas. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5218-4479

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Publicado

15.12.2020

Como Citar

Leite, V. de S., & Souto, L. H. A. (2020). Do Alaúde para o Violão: Recursos Idiomáticos Potencializadores da Expressividade Musical. Revista Vórtex, 8(3), 1.4. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.4

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