O universo sonoro de Plauto Cruz: obra e trajetória artí­stica em diálogo com a cidade de Porto Alegre

Autores

  • Paulo Parada Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Reginaldo Gil Braga Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.1.987

Resumo

Plauto Cruz gravou diversos fonogramas lançados em discos e não existem iniciativas de catalogação, registro e difusão de sua obra. Nascido em São Jerônimo, RS no ano de 1929, Plauto atuou em múltiplos meios artí­sticos: rádios, festivais, gravações autorais, bares e casas noturnas. Consideramos aqui a necessidade premente de organização de sua obra, priorizando a convivência com Plauto Cruz e sua famí­lia para obter dados precisos e sensí­veis sobre sua trajetória artí­stica. Assim apresentamos neste artigo os principais componentes afetivos do universo musical do flautista para difundir sua obra. Baseando-nos nas histórias de vida como a reconstituição das lembranças, as narrativas dos entrevistados e os respectivos aspectos psicossociais, buscamos recompor a trajetória artí­stica de Plauto Cruz e do grupo de chorões contemporâneos a ele na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Parada, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Paulo F. Parada, nascido em 23 de março de 1989, iniciou seus estudos em música ainda na infância. Gravou seu primeiro disco de canções brasileiras em 2007, Minhas Águas com Plauto Cruz. Em 2010 ingressa na faculdade de música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (bacharelado em composição), orientado pelo maestro Antônio Borges Cunha, onde estuda com os professores Dimitri Cervo e Fernando Mattos. Conclui a faculdade em 2013, com interesse pelas áreas de pesquisa em Educação e Etnomusicologia. Ainda em 2013, grava e lança seu segundo disco de canções autorais, Expressão de Compositor. Em 2014 inicia seu trabalho de pesquisador pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, investigando cientificamente a obra e trajetória de Plauto Cruz com orientação de Reginaldo Gil Braga. Atualmente, é mestrando em etnomusicologia pela UFRGS e se dedica em pesquisas, além da prática musical.

Reginaldo Gil Braga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Reginaldo Gil Braga possui graduação em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em música pela Universidade Federal da Bahia (1997) e doutorado em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). É professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e membro colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. Coordena o grupo de pesquisa ETNOMUS UFRGS, Núcleo de Estudos em Música do Brasil e América Latina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Etnomusicologia/ Musicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: música, catolicismo popular e religiões afro-brasileiras (Batuque do RS, principalmente); memória e patrimônio musical; música popular.

Downloads

Publicado

21.05.2016

Como Citar

Parada, P., & Braga, R. G. (2016). O universo sonoro de Plauto Cruz: obra e trajetória artí­stica em diálogo com a cidade de Porto Alegre. Revista Vórtex, 4(1), 1–20. https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.1.987

Edição

Seção

Artigos