O violão popular na universidade: perfil histórico, principais interesses e expectativas profissionais dos estudantes

Autores

  • Rafael Thomaz Universidade Estadual de Campinas
  • Fabio Scarduelli Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.1.984

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo é desenvolver uma proposta de curso para o Bacharelado em Violão Popular que se aproxime à realidade dos alunos, das situações profissionais e das formas de aprendizagem não-formais. Apresentaremos aqui um breve recorte de resultados parciais no que se refere ao perfil dos estudantes, desenvolvido através de questionários aplicados a alunos, ex-alunos e vestibulandos do curso de Música Popular com habilitação em violão da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Os resultados mostram que os entrevistados, vindos de um histórico de aprendizagem similar, demonstram interesses múltiplos dentro do curso e planejam sua atividade profissional de maneira múltipla também.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Thomaz, Universidade Estadual de Campinas

Rafael Thomaz (www.rafaelthomaz.com) é doutorando e mestre em música pela UNICAMP, onde cursou o Bacharelado em Música Popular. Atua como violonista, tanto no âmbito da música de concerto quanto na música popular. Foi premiado em concursos nacionais de violão, apresentou-se como concertista em importantes séries de concerto e como solista a frente de orquestras e grupos de câmara. É integrante do grupo Algaravia (www.algaravia.mus.br), com o qual realizou turnês pelo estado de São Paulo e prepara agora o segundo CD. Em duo com Guilherme Lamas tem apresentado desde 2014 o show "Sinal dos Tempos", uma homenagem ao compositor e violonista Garoto. Lançou em 2015 seu primeiro CD solo, "Paisagens Interiores". Para 2016 prepara o lançamento de dois trabalhos autorais, Sinal dos Tempos, com Guilherme Lamas, e Invenções para Violão e Percussão. Atua também ativamente como professor e produtor musical.

Fabio Scarduelli, Universidade Estadual do Paraná

Violonista, professor e pesquisador; Mestre e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), instituição na qual foi ainda professor substituto e realizou seu pós-doutorado com bolsa FAPESP. Mantém intensa carreira como pesquisador concertista, com abordagens que envolve repertório solo e de música de câmera. Lidera o Grupo de Pesquisa em Violão: estudos da performance, pedagogia e repertório, do qual participam estudantes e pesquisadores de diferentes instituições. Atualmente é professor Adjunto da Escola de Música e Belas Artes do Paraná / UNESPAR, em Curitiba, e professor colaborador no Programa de Pós-graduação e Música da UNICAMP, orientando trabalhos de Mestrado e Doutorado.

Downloads

Publicado

21.05.2016

Como Citar

Thomaz, R., & Scarduelli, F. (2016). O violão popular na universidade: perfil histórico, principais interesses e expectativas profissionais dos estudantes. Revista Vórtex, 4(1), 1–12. https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.1.984

Edição

Seção

Artigos