Construindo uma Performance da Obra “Mutationen II für Violoncello und Tonband” de Claudio Santoro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7466

Palavras-chave:

Mutationen II für Violoncelo und Tonband, Violoncelo, Música Eletroacústica, Claudio Santoro

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar ao violoncelista um guia para a construção da obra “Mutationen II für Violoncelo und Tonband” (1969) de Claudio Santoro, tanto para a performance instrumental quanto para a gravação da parte eletroacústica. Originalmente escrita para execução com fita magnética, hoje o processo de montagem dos sons eletrônicos faz uso de ferramentas de gravação digital. Como produtos da pesquisa, temos o registro em vídeo da obra bem como a edição da partitura em português, pois anteriormente só existia o manuscrito em língua alemã. O trabalho auxilia o processo de aprendizado da peça por possíveis novos intérpretes, bem como a realização de performances públicas, difundindo assim a obra, que é uma das primeiras do repertório eletroacústico internacional escrito para violoncelo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Paixão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Diego Paixão. Bacharel e Mestre em Música pela UFRN, onde estudou com Fábio Presgrave. Estudou ainda na Hochschule für Musik Karlsruhe (Alemanha), com Martin Ostertag, no Conservatório de L'Hay les Roses (França), com o virtuosi Romain Garioud e na École Normale de Musique de Paris Alfred Cortot (França), com Anssi Kartunen. Em ambas as instituições francesas, foi premiado com unanimidade e felicitações do júri. É ganhador do Concurso Thomaz Babini Art-Invest. Ministrou masterclasses na Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Pará e Instituto Baccareli. Foi professor de violoncelo e contrabaixo da Universidade Federal do Ceará.

Juan Ignacio Ferreras, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Juan Ignacio Ferreras. Professor Superior de Violoncello (Conservatório Superior de Música Astor Piazzolla, Argentina), graduado em Sociologia (Universidad de Buenos Aires, Argentina), e atualmente Mestrando na UFRN, sob a orientação do Professor Fábio Presgrave. É bolsista da CAPES, e sua pesquisa de mestrado gira em torno do estudo e da estreia do repertório argentino contemporâneo para violoncelo solo. Seus professores incluem Stanimir Todorov, Fred Nable e Claudio Peña. Além de seu interesse pela música contemporânea e popular, ele tem um extenso histórico em improvisação e dança contemporânea. Ele atuou em grandes palcos na Argentina, Peru, Brasil e Espanha.

Fábio Soren Presgrave, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Fábio Soren Presgrave. Bacharel e Mestre em Performance pela Juilliard School of Music em Nova Iorque, onde estudou com Harvey Shapiro e Joel Krosnick. Apresentou-se como solista junto a orquestras como Qatar Philharmonic, Orquestra Filarmônica de Rosário, Orquestra Sinfônica Brasileira dentre outras. Apresentações recentes incluem recitais com Daniel Guedes e Erika Leroux no Orchestrazentrum de Dortmund e na Série Kamper Konzert; recitais de violoncelo solo na Espanha, Dinamarca e Alemanha. É Doutor pela UNICAMP e realizou em colaboração com Matias de Oliveira Pinto e bolsa CAPES sua pesquisa Pós-Doutoral na Westfaelisch Wilhems--Univesitaet, onde atuou como professor em 2022. É vice-diretor da Escola de Música da UFRN.

Referências

FERRAZ, Sílvio. Disciplina eletiva ministrada na UFRN, 2017.

GUERRA, A. Mutationen III de Claudio Santoro: Uma Releitura Eletroacústica. In: Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 19., 2009, Curitiba, PR. Anais do XIX Congresso da ANPPOM. Goiânia: ANPPOM, 2009. p. 521 – 525.

LÓPEZ-CANO, Rubén; SAN CRISTÓBAL, Úrsula. Investigación artística en música. Barcelona: Esmuc, 2020.

SANTORO, A. Obras para Violoncelo (Em Ordem Cronológica). Disponível em: <http://www.claudiosantoro.art.br/Santoro/12_cello-crono.html>. Acesso em 20 ago. 2016.

TEIXEIRA, Willian “A metodologia de pesquisa em performance musical e sua corporificação no violoncelo”. pp 181-235, en Violoncelo: um compêndio brasileiro /organizador: William Teixeira; [traduções: William Teixeira e Vitória Louveira]. -- Campo Grande, MS : Ed. UFMS, 2021.

VENTURA, F. Mutationen III de Claudio Santoro – O Pianista como Co-Autor. In: Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 17., 2007, Curitiba, PR. Anais do XVII Congresso da ANPPOM. São Paulo: ANPPOM, 2007. p. 1-6.

Downloads

Publicado

26.05.2023

Como Citar

Paixão, D., Ferreras, J. I., & Presgrave, F. S. (2023). Construindo uma Performance da Obra “Mutationen II für Violoncello und Tonband” de Claudio Santoro. Revista Vórtex, 11(1), 1–46. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7466

Edição

Seção

Artigos