Le Rossiniane op.121 (n.3) para violão de Mauro Giuliani: considerações sobre a construção da performance

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7070

Palavras-chave:

Rossinianas de Mauro Giuliani, Performance ao violão, Preparação para a performance

Resumo

Nossa pesquisa, cujo resultado é publicado aqui através de gravação áudio-visual e resumo do processo de preparação, situa-se na linha Música e Processos Criativos – performance. Teve como objetivo a preparação de uma obra específica – Le Rossiniane Op.121 (n.3) de Mauro Giuliani (1781-1829) – fundamentada em questões técnicas e estilísticas, baseadas sobretudo em Fernandez (2000), Brown (2002) e Zangari (2013). Teve como base metodológica as frentes bibliográfica, analítica e exploratória / autoetnografica. Para além do resultado artístico, desenvolveu reflexões a respeito de meios de abordagem de problemas específicos desse repertório desafiador no âmbito da técnica e do estilo de interpretação.

Vídeo: <https://youtu.be/ni2DcTB81Lc> e <https://youtu.be/vLk9_vNxlvQ>.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Scarduelli, Universidade Estadual do Paraná

Violonista, professor e pesquisador; Mestre e Doutor em Música pela UNICAMP, instituição na qual foi ainda professor e onde realizou seu pós-doutorado. Gravou dois discos solo, sendo o primeiro intitulado Música Paulista para Violão com a primeira gravação da integral para violão solo do compositor brasileiro Almeida Prado, e o mais recente OBRAS BRASILEIRAS PARA VIOLÃO, estreando obras de Sérgio Vasconcellos Corrêa, Milton Nunes, Felipe de Almeida Ribeiro e Pedro Cameron. Mantem intensa carreira como concertista e pesquisador, com abordagens que envolve o repertório solo e de música de câmera, tendo se apresentado em diversos estados brasileiros. Foi membro do júri do Concurso do Koblenz International Guitar Festival na Alemanha em 2018 e 2019, onde ministrou ainda palestra e masterclass. Atualmente é professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Universidade Estadual do Paraná), em Curitiba, ministrando aulas e orientações na graduação e na pós-graduação (Mestrado em Música). É também professor colaborador no Programa de Pós-graduação em Música da UNICAMP, orientando trabalhos de Doutorado.

Referências

BROWN, Clive. Classical & Romantic Performing Practice 1750-1900. Oxford University Press: Oxford, 2002.

FERNÁNDEZ. Eduardo. Técnica, mecanismo, aprendizaje, una investigación sobre llegar a ser guitarrista. Montevideo: Art Ediciones, 2000.

JEFFERY, Brian. Mauro Giuliani: Le Rossiniane Opus Numbers 119 – 124 for Solo Guitar. Tecla Editions: London, 2002.

OROSCO, Maurício Tadeu dos Santos. Concerto para violão e orquestra de Francisco Mignone: edição crítica a partir da versão de Sérgio Abreu. Universidade de São Paulo (Tese – doutorado): São Paulo, 2013.

ZANGARI, Giuseppe. Mauro Giuliani (1781-1829): instrumental and vocal style in Le Sei Rossiniane. University of Sydney (Tese – doutorado): Sydney, 2013.

Downloads

Publicado

09.04.2023

Como Citar

Scarduelli, F. (2023). Le Rossiniane op.121 (n.3) para violão de Mauro Giuliani: considerações sobre a construção da performance. Revista Vórtex, 11(1), 1–4. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7070

Edição

Seção

Ví­deo