A carnavalização como “inventio”: um estudo de caso no contexto da pesquisa artística

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa artística, Carnavalização, Composição, Retórica musical, Invenção

Resumo

Este texto aborda a carnavalização como maneira de elaboração poética na invenção e composição de obras musicais. Tanto na invenção harmônica, melódica, rítmica, texturais, timbrísticas ou de letras, quanto no desenvolvimento e enfrentamento da pesquisa artística.

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Biografia do Autor

Alvanir Poster de Ávila, Universidade do Estado de Santa Catarina

Alvanir Poster de Ávila é Mestre em Música pela UDESC em Processos Criativos. Graduado em Licenciatura em Música pela UDESC. É compositor, letrista, arranjador, músico do Grupo Cesto Empírico. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1264-1951. E-mail: aposterom@gmail.com

Luiz Henrique Fiaminghi, Universidade do Estado de Santa Catarina

Luiz Henrique Fiaminghi – Professor Associado da UDESC nas áreas de Percepção Musical, Musicologia, Etnomusicologia e Processos Criativos. É bacharel em composição e regência pela UNICAMP/SP. Como bolsista do CNPq especializou-se em violino barroco na Holanda. É Doutor em Música pela UNICAMP, com tese sobre a rabeca e José E. Gramani. É rabequista, arranjador e diretor musical do grupo ANIMA. Coordena o projeto “A Vez e a Voz da Rabeca” do grupo de pesquisa MusiCS. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3277-5738. E-mail: lhfiaminghi@yahoo.com.br

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Publicado

16.12.2022

Como Citar

Poster de Ávila, A., & Henrique Fiaminghi, L. (2022). A carnavalização como “inventio”: um estudo de caso no contexto da pesquisa artística. Revista Vórtex, 10(3), 1–25. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/article/view/6796

Edição

Seção

Artigos