A manipulação do Timbre a partir de estruturas da Afinação Justa

Autores

  • Charles Neimog Universidade de São Paulo
  • Luiz Castelões Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Afinação Justa, Erv Wilson, OpenMusic

Resumo

Os processos apresentados visam estabelecer princí­pios para a organização de sistemas de Afinação Justa no meio eletrônico alterando parciais de timbres. Pretendemos fundir harmonia e timbre como no Espectralismo, mas partindo das teorias harmônicas de Partch (1974), Johnston (2006) e Wilson (NARUSHIMA, 2018), com o fim de modificar timbres. Focaremos particularmente na teoria na teoria Combination-Product Sets de Erv Wilson (NARUSHIMA, 2018).

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Biografia do Autor

Charles Neimog, Universidade de São Paulo

Charles K. Neimog pesquisa a relação entre tecnologia, música e estética na USP. É mestre em Processos Poéticos Interdisciplinares pela UFJF e bacharel em Composição e Regência pela Unespar – Campus I. Seus interesses composicionais perpassam a microtonalidade, simetria, música mista e composição algorí­tmica (CAC). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9780-0041. E-mail: charlesneimog@outlook.com

Luiz Castelões, Universidade Federal de Juiz de Fora

Compositor brasileiro em atividade desde 1997 e professor da UFJF desde 2009, a música de Luiz Castelões é uma mescla de influências da música de câmara contemporânea, da MPB e do universo Pop, e em 2021 tem sido estreada e gravada em paí­ses como Japão, Alemanha, Islândia e EUA. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0380-0498. E-mail: lecasteloes@gmail.com

Referências

JOHNSTON, Ben. Maximum Clarity: and other writings on music. Bob Gilmore (ed.). Chicago: University of Illinois Press, 2006.

NARUSHIMA, Terumi. Microtonality and the Tuning Systems of Erv Wilson. New York: Routledge, 2018.

NEIMOG, C. K. (2021). Afinação justa, crivos e (as)simetrias: estratégias composicionais com implementação em OpenMusic. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Culturas e Linguagens, Universidade Federal de Juiz de Fora. https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00061

PARTCH, Harry. Genesis of a Music. 2ed. New York: Da Capo Press. 1974.

ROADS, Curtis. Composing Electronic Music – A New Aesthetic. New York: Oxford University Press, 2015.

XENAKIS, Iannis. Formalized Music: Thought and Mathematics in Composition. Pendragon Press, 1992.

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Publicado

15.12.2021

Como Citar

Neimog, C., & Castelões, L. (2021). A manipulação do Timbre a partir de estruturas da Afinação Justa. Revista Vórtex, 9(3). Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/article/view/4645

Edição

Seção

Dossier "SiMN 2021"