Abesana

Autores

  • Paulo Rios Filho Universidade Federal do Maranhão

Resumo

Este é o memorial descritivo do processo de criação da obra Abesana, para flauta solo, escrita por mim em 2012, por encomenda do flautista Lucas Robatto. No memorial, três aspectos do processo composicional da peça são apresentados e brevemente discutidos, a partir do ponto de vista (des)privilegiado do próprio criador: 1. composição assistida por computador; 2. elaboração do material e forma; 3. gestos de um aboio impossí­vel. O ensaio é um relato em sfumato de minhas impressões sobre o relacionamentos que tenho travado com a peça em questão, desde os momentos de seu nascimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Rios Filho, Universidade Federal do Maranhão

Compositor nascido em Salvador, mestre em música, realiza pesquisa em ní­vel de doutorado em composição musical na UFBA, orientado pelo Prof. Dr. Paulo Costa Lima. Em 2009, premiado com a peça "Choro de Estamira", no NE/BAM Brazilian Composers' Competition, na Holanda, e com a obra "O Enigmático Gato de Rimas", no prêmio FUNARTE/XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, no Rio de Janeiro. Em 2011, recebeu encomenda do Nieuw Ensemble, com estreia no mesmo ano na Concertgebouw de Amsterdã. Começou 2012 com duas encomendas de obras nos EUA, uma da Americas Society, em Nova Iorque, e outra do Orpheu Ensemble, em Fresno (Califórnia); ambas estreadas em solo norte-americano em 2013. Entre 2009 e 2010, foi professor substituto da Escola de Música da UFBA. É membro-fundador da OCA, diretor artí­stico do Camará e professor de música da UFMA – Universidade Federal do Maranhão, Campus São Bernardo.

Downloads

Publicado

30.12.2013

Como Citar

Rios Filho, P. (2013). Abesana. Revista Vórtex, 1(2). Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/article/view/439

Edição

Seção

Partitura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)