De corpo presente: Uma perspectiva dos gestos em Kristallklavierexplosionsschattensplitter

Autores

  • Joana Cunha Holanda Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, UFPel

Resumo

O artigo enfoca a performance de uma peça contemporânea para piano solo: Kristallklavierexplosionsschattensplitter, (2006) de Tatiana Catanzaro (1976). Apresenta uma reflexão sobre os elementos que contribuí­ram para o processo de construção desta performance: do aporte da partitura à importância do trabalho com a compositora. A realização de técnicas estendidas é cotejada com especificidades da notação, que combina uma notação tradicional, descritiva, com a notação prescritiva. Por fim, a acepção de gesto musical vinculado à sua realização fí­sica embasa a discussão apresentada sobre a fusão dos gestos na performance de Kristallklavierexplosionsschattensplitter.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Cunha Holanda, Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, UFPel

Joana Holanda é bacharel em Música pela UNICAMP, mestre em Artes pela Iowa University (EUA) e doutora em Música pela UFRGS. Desde 2006 é professora adjunto do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, UFPel. Integra o Núcleo de Música Contemporânea da mesma instituição. Sua produção artí­stica e de pesquisa vem sendo apresentada em espaços como festivais, simpósios e congressos internacionais.Em 2013 lançou seu primeiro CD, Piano Presente, pelo selo SESC-SP.

Downloads

Publicado

30.12.2013

Como Citar

Holanda, J. C. (2013). De corpo presente: Uma perspectiva dos gestos em Kristallklavierexplosionsschattensplitter. Revista Vórtex, 1(2). Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/article/view/431

Edição

Seção

Artigos