O Violão Sete Cordas no Choro Tradicional e no Choro Não Tradicional

Autores

  • Luís Fabiano Farias Borges CAPES
  • Maria Alice Volpe Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.3996

Palavras-chave:

Raphael Rabello, Dino Sete Cordas, violão de sete cordas, choro, música brasileira popular

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória estilí­stica do choro no Brasil sob o enfoque do violão de sete cordas. Após breve digressão sobre gênero e estilo, são discutidas modificações de ordem técnica do violão de sete cordas no choro. Considerados os maiores expoentes do instrumento no choro, Dino Sete Cordas e Rabello Raphael contribuí­ram para inovações estilí­sticas e organológicas do instrumento na segunda metade do século XX. Essas inovações são analisadas por meio da relação idiomática entre o violão de sete cordas acompanhador e solista, com base em ferramentas analí­ticas dos próprios músicos de choro. Diante das novas tendências do século XXI, este estudo corrobora a hipótese de que estilos tradicionais e não tradicionais coexistem pacificamente no choro.

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Biografia do Autor

Luís Fabiano Farias Borges, CAPES

Luí­s Fabiano Farias Borges é Mestre em música pela UnB. Fabiano Borges atuou em 15 paí­ses a convite de universidades, embaixadas, conservatórios e festivais. Ganhador de diversas premiações culturais, Borges possui registros fonográficos e obras editadas no Brasil e exterior. Em 2012, seu trabalho foi citado na Folha de São Paulo como destaque no violão de 7 cordas após Raphael Rabello. No fim de 2015, Borges concluiu o álbum duplo ¡Latinoamérica!, registro fonográfico apresentado em vários palcos tanto no Brasil quanto no exterior. O álbum foi pré-selecionado para o 28º Prêmio da Música Brasileira e contou com resenhas nas revistas Gendai e Classical Guitar Magazine. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1999-846X

Maria Alice Volpe, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Maria Alice Volpe é docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro eleito da Academia Brasileira de Música. Doutora (PhD) em Musicologia/Etnomusicologia pela University of Texas-Austin, EUA (orient.: Gerard Béhague). Mestre em Música pela UNESP (orient.: Régis Duprat). Bacharel em Música: Piano (orient.: Beatriz Balzi). Tem contribuí­do em publicações e eventos cientí­ficos nacionais e internacionais. Prêmios: IMS Zurich Steegman Foundation Grant for South-American Scholar (2007); Music & Letters Trust – Oxford University Press (2008); IMS Tokyo Grant for Latin-American Scholar (2017). Curadora de exposições do Museu Villa-Lobos. Sócia-fundadora da Associação Regional da América Latina e Caribe da International Musicology Society (ARLAC-IMS) e da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2122-9616

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Publicado

15.12.2020

Como Citar

Borges, L. F. F., & Volpe, M. A. (2020). O Violão Sete Cordas no Choro Tradicional e no Choro Não Tradicional. Revista Vórtex, 8(3). https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.3996

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