Interferências nas Práticas Performáticas Musicais: Gatilhos e Minimização por Meio de Técnicas de Yoga

Autores

  • Helder Tomas Pinheiro Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.26

Palavras-chave:

Performance Musical, Atenção, Interferências na Performance Musical, Presença, Ní­veis de Consciência

Resumo

O potencial de uma performance musical pode ser significativamente prejudicado caso o(a) performer se distraia com interferências - externas ou internas - que possam surgir no decorrer de sua realização. Desta forma, o objetivo do presente estudo é de compreender os gatilhos de tais interferências, além de buscar teorias e práticas que possam contribuir para minimizá-las. Para isso, observamos a realização de duas performances musicais e o como os artistas lidaram com as interferências externas que surgiram. No que tange às interferências internas, nos embasamos na teoria do Espectro da Consciência formulada por Ken Wilber (1995) e aplicada no âmbito da performance musical por Abel Moraes (2000) para compreender como elas se desencadeiam. Para finalizar, verificou-se que a prática de pranayama, técnica advinda do Yoga, se mostra como uma possí­vel ferramenta na colaboração à minimização das interferências internas no âmbito psicológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helder Tomas Pinheiro, Universidade Estadual de Campinas

Helder Tomas Pinheiro é natural de Bom Jesus dos Perdões - SP. Possui bacharelado em música popular com especialização em violão e mestrado em Performance Musical. Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Suas pesquisas se concentram em práticas musicais tendo como foco aspectos que se relacionam com a preparação í  performance musical. Atua como violonista solista, camerista e educador musical. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3829-3174

Referências

ASSAD, Sérgio. Depoimento publicado em 22 de agosto de 2011. Disponí­vel em: Ë‚http://www.violao.org/topic/11924-adolfina-raitzin-de-tavora-dona-monina/page-3˃ topic/11924-adolfina-raitzin-de-tavora-dona-monina/page-3˃ Último acesso em 29/05/2017.

BARROS, Luí­s Cláudio. A pesquisa empí­rica sobre o planejamento da execução instrumental: uma reflexão crí­tica do sujeito de um estudo de caso. Tese (Doutorado em Música). Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

BASTOS, Maria Clara. O estado de presença na performance musical: aplicação na experiência do contrabaixista. Tese (Doutorado em Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São Paulo, 2019.

BELLINATI, Paulo. The Guitar Works of Garoto. Vol. 1 e 2, GSP, San Francisco, USA,1991.

CHAFIN, R.; IMREH, G.; CRAWFORD, M. Practicing perfection: memory and piano performance. Mahwah. NJ: Erlbaum, 2002.

CAVALARI, Thais Adriana. Yoga: Caminho do Sagrado. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

GREEN, Barry. The Inner Game of Music. London: Pan Books, 1986.

HERMÓGENES. José. Auto Perfeição com Hatha Yoga: Um clássico sobre saúde e qualidade de vida. 64°. Rio de Janeiro: Ed. Best Seller, 2019.

LIMA, Sonia Albano de; APRO, Flávio; MíRCIO Carvalho. Performance, prática e Interpretação Musical: significados e abrangências. In: LIMA, Sonia Albano de (Org.) Performance e Interpretação Musical: uma prática interdisciplinar. São Paulo: Musa editora e Faculdade Carlos Gomes, 2006. 11-37

MADEIRA, Bruno; SCARDUELLI, Fabio. Ampliação da técnica violoní­stica de mão esquerda: em estudo sobre a pestana. Per Musi, Belo Horizonte, n. 27, p. 182-188, jan/jun 2013.

MEHTA, Rohit. Yoga: A arte da Integração. 2° Ed. Brasí­lia – D: Ed. Teosófica, 2012.

MORAES, Abel. A unidade da consciência e a consciência da unidade nas performances musicais. Per Musi, Belo Horizonte, n. 2, p. 30 - 49, jul./dez. 2000.

MORAIS, Luciano. Interpretação musical como hermenêutica da música: um ensaio sobre performance. Tese (Doutorado em Artes). Departamento de Música, Universidade Estadual de São Paulo, São Paulo, 2014.

MORAIS, Luciano César. Sérgio Abreu: Sua Herança Histórica, Poética e Contribuição Musical Através de Suas Transcrições para Violão. Dissertação de Mestrado, São Paulo. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2007.

PINHEIRO, Helder Tomas. A construção da performance musical em duo de violões. Dissertação de Mestrado. Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.

PINTO, Henrique. Violão: um olhar pedagógico. São Paulo: Ricordi, 2005.

WILBER, Ken. O Espectro da consciência. 2°. Ed. São Paulo: Cultrix, 1995.

WILDHAGEN, Joana Pinto. Corpo, gesto e meditação: práticas de aperfeiçoamento na pedagogia do artista cênico. Tese (Doutorado em Artes da Cena). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

Downloads

Publicado

15.12.2020

Como Citar

Pinheiro, H. T. (2020). Interferências nas Práticas Performáticas Musicais: Gatilhos e Minimização por Meio de Técnicas de Yoga. Revista Vórtex, 8(3), 1.26. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.26

Edição

Seção

Artigos