O Violão Oitocentista nos álbuns da Família Perdigão
Visualizações: 165DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.17Palavras-chave:
Família Perdigão, Violão, Século XIX, ílbuns de Música, MaranhãoResumo
No presente trabalho, dois álbuns de música da família Perdigão são estudados a partir da proveniência documental de Laura Agnes Millar. O estudo da proveniência focou os aspectos de custódias, marcos temporais da sua produção, e sua relação com o repertório nos locais onde seus proprietários viveram. Paralelamente, foi feito um estudo organológico do violão no Maranhão oitocentista, uma vez que os álbuns apresentam a questão da fixação de nomenclatura relativa ao instrumento. Como resultado, foi verificado que os álbuns foram produzidos ao longo do Império Brasileiro, mantidos por quatro gerações, e que o seu repertório expressa estreita relação com os traslados dos seus proprietários.Downloads
Referências
ALVES, Z. (org.). Choros Maranhenses: caderno de partituras. São Luís: BNB Cultural, 2012.
BUDASZ, Rogério. The Five-Course Guitar (Viola) in Portugal and Brazil in the late seventeenth and early eighteenth centuries. A dissertation presented to the Faculty of Graduates School University of Southern California in partial Fulfillment of the requirements for the Degree Doctor Of Philosophy, august, 2001.
CABEZAS BOLAÑOS, Esteban. La organización de archivos musicales marco conceptual. In: Información, Cultura y Sociedad, 2005, n. 13, pp. 81-99.
CARVALHO SOBRINHO, J. B. Acervo João Mohana: uma contribuição histórico-documental í pesquisa musical. In: CONGRESSO NACIONAL DA ANPPOM, 14, 2003, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2003a. p. 1-8.
_______________________. A Música Religiosa de Leocádio Rayol (1849-1909) e sua Relação com o Maranhão do Século XIX: um estudo musicológico, com transcrição, análise e perspectiva histórica. Tese (Doutorado em Música) – PPGMUS, UFRGS, Porto Alegre, 2003b.
_______________________. A Música no Maranhão Imperial: um estudo sobre o compositor Leocádio Rayol baseado em dois manuscritos do Inventário João Mohana. In: Em Pauta, Porto Alegre, v. 15, n. 25, julho a dezembro 2004.
_______________________. Texto e contexto: a comédia musical Uma Véspera de Reis de Francisco Libânio Colás (São Luís, 1830 - Recife, 1885) Teresina: EDUFPI, 2010.
_______________________. Música Sacra em São Luís: A Novena de Santa Filomena (1877) de Leocádio Rayol. Teresina: EDUFPI, 2011.
CASTRO, Renato Moreira Varoni de. Musical artefacts in literary texts: the viola in nineteenthcentury Rio de Janeiro. Opus, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 9-42, jun. 2015.
CERQUEIRA, Daniel Lemos. Uma edição diplomática do Hymno (1826) de Raimundo José Marinho. In: DEBATES. UNIRIO, n. 17, p.137-171, nov. 2016.
______________________. "˜Acervo João Mohana"™ do Arquivo Público do Estado Do Maranhão (APEM): algumas observações. Revista Música, v. 18, n. 1, São Paulo, p. 210-255, 2018.
______________________. O Piano no Maranhão: uma pesquisa artística. Tese (Doutorado em Música) – PPGM, UNIRIO, Rio de Janeiro, 2019.
COSTA NETO, R. J. M. E tem choro no Maranhão? Subsídios históricos e musicológicos para um processo de formação do choro no Maranhão entre final do séc. XIX e meados do séc. XX. Dissertação (Mestrado em Música) – PPGMUS, UFMG, Belo Horizonte, 2015.
DANTAS FILHO, Alberto. O acervo musical João Mohana e a vida musical litúrgica no Maranhão imperial – o "romantismo de província" como reprodução do ornamentalismo hegemónico na Ilha de São Luís (1836 – 1892). Tese de doutoramento. Universidade Nova de Lisboa, 2006.
DUARTE, Fernando. L. S. Resgates e Abandonos do Passado na Prática Musical Litúrgica Católica no Brasil entre os Pontificados de Pio X e Bento XVI (1903-2013). Tese (Doutorado em Música) – PPGMUS, UNESP, São Paulo, 2016.
FERREIRA, A. N. A. A Escola Lilah Lisboa de Araújo: O ensino de música no Nordeste e no Maranhão. São Luís: EDUFMA, 2017.
GOUVEIA NETO, João Costa. Ao som de Pianos, Flautas e Rabecas...Estudo das vivências musicais das elites na São Luís da segunda metade do século XIX. Dissertação de Mestrado apresentada í Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil, do Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2010.
KIEFER, Bruno. História da música brasileira: dos primórdios ao início do século XX. Porto Alegre: Movimento, 1977.
LLANOS, Carlos Fernando Elias, Violão e Identidade Nacional: A "Moral" do Instrumento. In: Revista Tulha, v. 2, n 2, p.227-250. Ribeirão Preto, 2016.
MARANHíO. Secretaria de Estado da Cultura. Museu Histórico Artístico do Estado do Maranhão. Livro de Tombo. Reg. 291 e 292, p. 156, 1974.
MILLAR, Laura Agnes. A morte dos fundos e a ressurreição da proveniência: o contexto arquivístico no espaço e no tempo. In: Informação Arquivística, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 144-162, jan./jun., 2015.
MOHANA, João. A grande música do Maranhão. 2ª ed. Ver. aum. São Luís: Edições SECMA, 1995.
PASCOA, M. L. F. R. Ópera em Manaus. Manaus: Valer Editora, 2009.
PERDIGíO, Domingos Thomaz Vellez. Princípios elementares de música em 10 lições. São Luís: Typographia do Frias, 1869.
SALOMíO, Káthia. O Ensino de Música no Maranhão (1860-1912): uma ênfase nos livros escolares de Domingos Thomaz Vellez Perdigão e Antonio Claro dos Reis Rayol. Dissertação de Pós-Graduação em Educação. UFMA, São Luís, 2015.
________________, O ensino de música no Maranhão (1860-1912): lugares, práticas e livros escolares. São Luís: EDUFMA, 2017.
SANTOS, D. F.; SANTOS, E. G. A Música Militar do Maranhão: uma abordagem histórica e as iniciativas da Banda do Corpo de Bombeiros em prol das Bandas Maranhenses. Musifal, v. 4, Maceió, p. 49-65, 2019.
SANTOS NETO, J. A. Ladainha de Antonio Rayol: Ladainha Pequena. Monografia (Especialização em Musicologia) – Curso de Especialização em Musicologia, CCE, UFPI, 2009.
SANTOS, R. A. Música Popular Maranhense e a questão da identidade cultural regional. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) – PGCult, UFMA, São Luís, 2012.
SILVA, Paula Figueirêdo. Uma História do Piano – em São Luís do Maranhão. Edufma, 2015.
TABORDA, Marcia. Violão e identidade nacional: Rio de Janeiro 1830-1930. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011a.
_______________. Da viola í viola grande: a trajetória do violão no século XIX. In. LOPES, Antonio Herculano; ABREU, Martha; ULHÔA, Martha Tupinambá de; VELLOSO, Monica Pimenta. (Orgs.). Música e história no longo século XIX. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2011b.
Referências Hemerográficas
A BANDURRA. Declarações preliminares, p. 4., ed. 0001. São Luís, 15 de janeiro de 1828a. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=749478&Pesq=Harpa,%20Viola,%20Cithara&pagfis=1. Acesso em 08/10/2020.
______________, Indicação, p. 168, ed. 0005. São Luís, 23 de março de 1828b. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=749478&Pesq=Harpa,%20Viola,%20Cithara&pagfis=169. Acesso em 08/10/2020.
ARAUJO, Jose Alexandre de. O Artista, p. 1-3, ed. 18. São Luís, 27 de setembro de 1862. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=234281&pasta=ano%20186&pesq=me%20expuz%20a%20fazer%20uma%20viola&pagfis=62. Acesso em 08/10/2020.
A SITUAÇíO. Annuncios. p. 4, ed. 138. São Luís, 1º de março de 1866. Disponível em:
http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=761338&pasta=ano%20186&pesq=%22Domingos%20Feliciano%20Marques%20Perdig%C3%A3o%22&pagfis=538. Acesso em 08/10/2020.
DIíRIO DO MARANHíO. Annuncios, p. 2, ed. 07831. São Luís, 7 de outubro de 1899. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=720011&pasta=ano%20189&pesq=Domingos%20de%20Castro&pagfis=31403. Acesso em 08/10/2020.
FAROL MARANHENSE. Variedades, p. 774, ed. 181. São Luís, 02 de março de 1830. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=749958&pasta=ano%20183&pesq=por%20tocar%20guitarra%20na%20rua&pagfis=938. Acesso em 08/10/2020.
JORNAL MARANHENSE. Movimento do Porto, p. 4, ed. 0001. São Luís, 09 de julho de 1841. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=749451&pasta=ano%20184&pesq=%22Feliciano%20Marques%20Perdig%C3%A3o%22&pagfis=4. Acesso em 08/10/2020.
MENSAGENS DO GOVERNADOR PARA ASSEMBLEIA. Secção de Autographos, p. 39, ed.00001. São Luís, 13 de fevereiro de 1901. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=873039&pasta=ano%20190&pesq=sec%C3%A7%C3%A3o%20de%20autographos&pagfis=1247. Acesso em 08/10/2020.
O COMÉRCIO. Annuncios, p. 4, ed. 0013. São Luís, 17 de janeiro de 1843. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=719110&pasta=ano%20184&pesq=principios%20de%20musica,%20escalas&pagfis=56. Acesso em 08/10/2020.
PUBLICADOR MARANHENSE. Annuncios, p. 4, ed. 184. São Luís, 05 de junho de 1844a. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=720089&pasta=ano%20184&pesq=violao%20e%20trompa&pagfis=723. Acesso em 08/10/2020.
___________________________, Annuncios, p. 4, ed. 189. São Luís, 18 de maio de 1844b. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=720089&pasta=ano%20184&pesq=violao%20e%20trompa&pagfis=701. Acesso em 08/10/2020.
O PAIZ. Noticiario. p. 3, ed. 0012. São Luís, 15 de janeiro de 1878. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=704369&pasta=ano%20187&pesq=Domingos%20Thomaz%20Vellez%20Perdig%C3%A3o&pagfis=1111. Acesso em 08/10/2020.
PERDIGíO, Domingos F. M. Publicador Maranhense, P. 4, ed. 3118458. São Luís, 17 de setembro de 1845. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=720089&pasta=ano%20184&pesq=violao%20e%20trompa&pagfis=1218>. Acesso em 08/10/2020.
PERDIGíO, Domingos F. M. Publicador Maranhense, p. 4, ed. 497. São Luís, 1º de maio de 1847. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=720089&pasta=ano%20184&pesq=violao%20e%20trompa&pagfis=1937. Acesso em 08/10/2020.
PERDIGíO; VIEIRA. Annuncios. Publicador Maranhense, p. 4, ed. 31. São Luís, 8 de fevereiro de 1874. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=720089&pasta=ano%20184&pesq=violao%20e%20trompa&pagfis=22559. Acesso em 08/10/2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Guilherme Augusto de Ávila, Daniel L. Cerqueira, Joaquim Santos Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.