A "Escola de Tárrega" : Uma Nova Pedagogia do Violão

Autores

  • Cristiano Braga de Oliveira Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.3974

Palavras-chave:

Francisco Tárrega, Escola de Tárrega, técnica violoní­stica, pedagogia do violão

Resumo

No presente artigo tratamos dos avanços na pedagogia do violão e na técnica violoní­stica ocorridas durante o movimento violoní­stico que ficou conhecido como "Escola de Tárrega" . Mostramos como Tárrega ajudou a tirar o violão do personalismo didático, caraterí­stico do século XIX, racionalizando a pedagogia do violão em sincronia com o ensino de música nos conservatórios da época. Neste contexto, apontamos algumas contribuições inovadoras, como o foco em exercí­cios para desenvolver habilidades mecânicas fora de contextos musicais especí­ficos e também a retomada de antigos procedimentos técnicos, como o uso do dedo anelar e o uso do apoio de pé (banquinho). Mostramos também que através da sistematização da prática de transcrições propostas por Tárrega, a técnica do violão expande-se para além dos limites do compositor violonista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Braga de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Cristiano Braga Natural de Belo Horizonte, Cristiano Braga é professor da Universidade Federal do Maranhão, lotado no curso de música no Campus de São Bernardo. É Doutor em Música/Performance pela UFMG, Mestre em Música/Práticas Interpretativas/Violão na UFRGS, Bacharel em violão e Licenciado em Música pela UFMG. Desenvolve pesquisa na área de performance e educação musical. Como concertista atuou nas principais salas de concerto de Minas Gerais e em diversos Estados do Brasil, participando de importantes festivais. Já realizou recitais na Alemanha, Portugal e França. É diretor artí­stico do Festival Internacional de Violão da UFMA e curador do Concurso de Violão do Festival de Violão de Teresina. https://orcid.org/0000-0002-1414-0966

Referências

AGUADO, Dioní­sio. Escuela de Guitarra. Madri: B. Wirmbs, 1825.

AGUADO, Dioní­sio. Nuevo Método para Guitarra. Lodre: Madri, 1843.

CARCASSI, Mateo. Méthode complète pour la guitare divisée em trois partes. Paris: Schott, c. 1836.

DUDEQUE, Norton. História do Violão. Curitiba: Editora UFPR, 1994.

FONTERRADA, Marisa Trench. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Unesp, 2008.

GIULIANI, Mauro. Studio per la Chitarra, opus 1. Viena: Artaria, 1812.

GONÇALVES, Leandro Márcio. O processo de difusão do violão clássico no Brasil através da "Escola de Tárrega" entre 1916 e 1960. Dissertação (Mestrado em Música). Évora: Escola de Artes, Universidade de Évora, 2015.

LEGNANI, Luigi. Metodo per impare a conoscere la musica e suonare la chitarra. Milão: Giovanni Ricordi, 1849.

LELOUP, Hilarión. Método Elemental para Guitarra, Preparado y Digitado de Acuerdo con la Verdadera Escuela Moderna de Tárrega. Buenos Aires: Melo Ediciones Musicales, 2010.

MERTZ, Johann Kaspar. Schule für die Guitare. Viena: Haslinger, 1848.

MOLINO, Francesco. Nouvelle Méthode pour La Guitare. Leipzig: Breitkopf, 1830.

MORETTI, Federico. Principios para tocar la guitarra de seis ordenes: precedidos de los elementos generales de la música. Madri: Josef Rico, 1799.

OLIVEIRA, Cristiano Braga de. A técnica violoní­stica em expansão: revisão histórica e uma proposta de categorização. Tese (Doutorado em Música). Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2020.

PRAT, Domingo. La Nueva Técnica de la Guitarra: arpegios, acordes y modulaciones para la prática de los cinco dedos de la mano derecha. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1951.

PUJOl, Emí­lio. Escuela Razonada de la Guitarra. v 1. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1956.

_______. Escuela Razonada de la Guitarra. v. 2. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1956a.

_______. Escuela Razonada de la Guitarra. v. 3. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1954.

_______. Escuela Razonada de la Guitarra. v. 4. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1971.

_______. El Dilema del Sonido em la Guitarra. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1960.

ROCH, Pascual. A Modern Method for the Guitar: School of Tárrega. v. 1. Nova Iorque: G. Schirmer, 1921.

SCHNEIDER, John. The Contemporary Guitar: revised and enlarged edition. Londres: Rowman & Littlefield, 2015.

SOARES, Oswaldo. A Escola de Tárrega: Método Completo de Violão. Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1962. (edição original, 1929).

SOR, Fernando. Méthode pour la Guitare. Paris: Edição do Autor, 1830.

TURNBULL, Harvey. Guitar from the Renaissance to the Present Day. Londres: Batsford, 1974.

Downloads

Publicado

15.12.2020

Como Citar

de Oliveira, C. B. (2020). A "Escola de Tárrega" : Uma Nova Pedagogia do Violão. Revista Vórtex, 8(3). https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.3974

Edição

Seção

Artigos