A "Escola de Tárrega" : Uma Nova Pedagogia do Violão

Autores

  • Cristiano Braga de Oliveira Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.16

Palavras-chave:

Francisco Tárrega, Escola de Tárrega, técnica violoní­stica, pedagogia do violão

Resumo

No presente artigo tratamos dos avanços na pedagogia do violão e na técnica violoní­stica ocorridas durante o movimento violoní­stico que ficou conhecido como "Escola de Tárrega" . Mostramos como Tárrega ajudou a tirar o violão do personalismo didático, caraterí­stico do século XIX, racionalizando a pedagogia do violão em sincronia com o ensino de música nos conservatórios da época. Neste contexto, apontamos algumas contribuições inovadoras, como o foco em exercí­cios para desenvolver habilidades mecânicas fora de contextos musicais especí­ficos e também a retomada de antigos procedimentos técnicos, como o uso do dedo anelar e o uso do apoio de pé (banquinho). Mostramos também que através da sistematização da prática de transcrições propostas por Tárrega, a técnica do violão expande-se para além dos limites do compositor violonista.

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Biografia do Autor

Cristiano Braga de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Cristiano Braga Natural de Belo Horizonte, Cristiano Braga é professor da Universidade Federal do Maranhão, lotado no curso de música no Campus de São Bernardo. É Doutor em Música/Performance pela UFMG, Mestre em Música/Práticas Interpretativas/Violão na UFRGS, Bacharel em violão e Licenciado em Música pela UFMG. Desenvolve pesquisa na área de performance e educação musical. Como concertista atuou nas principais salas de concerto de Minas Gerais e em diversos Estados do Brasil, participando de importantes festivais. Já realizou recitais na Alemanha, Portugal e França. É diretor artí­stico do Festival Internacional de Violão da UFMA e curador do Concurso de Violão do Festival de Violão de Teresina. https://orcid.org/0000-0002-1414-0966

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Publicado

15.12.2020

Como Citar

de Oliveira, C. B. (2020). A "Escola de Tárrega" : Uma Nova Pedagogia do Violão. Revista Vórtex, 8(3), 1.16. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.16

Edição

Seção

Artigos