"Para Andrés Segovia" : A Suite Goivos de Francisco de Lacerda

Autores

  • Pedro Rodrigues Universidade de Aveiro, INET-md

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.13

Palavras-chave:

Francisco de Lacerda, Andrés Segovia, Violão, Simbolismo, Suite Goivos

Resumo

O presente trabalho é dedicado à Suite Goivos do compositor português Francisco de Lacerda (1869-1934), fruto do contacto deste compositor com Andrés Segovia em Paris. Será realizada uma contextualização do encontro entre os dois músicos, uma proposta de ressignificação da importância da Suite Goivos no conjunto das novas obras demandadas por Segovia a compositores não-violonistas, uma descrição da origem e análise dos manuscritos disponí­veis da Suite, um confronto com fontes musicais anteriores e a identificação de elementos técnico-musicais simbolistas inovadores presentes nesta obra em especí­fico. Esta análise permitiu uma reconfiguração idiomática da obra e possibilita a consequente inserção da mesma no repertório violoní­stico. Ilustra-se como um dos primeiros exemplos de literatura simbolista para violão, como a primeira obra para violão de um compositor português não-violonista. Finalmente, este trabalho procura contribuir para o conhecimento da história violoní­stica dos anos 20.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Rodrigues, Universidade de Aveiro, INET-md

Pedro Rodrigues estudou com José Mesquita Lopes e posteriormente com Alberto Ponce na École Normale de Musique de Paris onde recebeu o Diploma Superior de Concertista de Guitarra. Sob a orientação de Paulo Vaz de Carvalho concluiu em 2011 o Doutoramento na Universidade de Aveiro como bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Apresentou-se em salas como o Weill Hall do Carnegie Hall de Nova Iorque, a Salle Cortot, National Concert Hall de Taipei, Ateneo de Madrid. Presentemente é Investigador Integrado do INET-md e Professor Auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8998-5955

Referências

ATTADEMO, Luigi. El repertorio de Andrés Segovia y las novedades de su archivo. Roseta, Madrid, número 1, p. 69-101, 2008.

CÂMARA, José Manuel Bettencourt da. A escala de tons na obra de Francisco de Lacerda. Revista Música, São Paulo, Brasil, v.4, nº1, p.38-67, 1996/maio.

CÂMARA, José Manuel Bettencourt da. Lacerda, Francisco Inácio da Silveira de Sousa Pereira Forjaz de. Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, vol. 2, p. 679-680. Lisboa: Temas e Debates, 2010.

CÂMARA, João Manuel Pereira Bettencourt da. The piano music of Francisco de Lacerda and the influence of Claude Debussy. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2017. Disponí­vel em: < http://hdl.handle.net/10773/23515>. Acesso e: 28 jul. 2020.

CHRISTOFORIDIS, Michael; SANCLEMENTE, Ruth Piquer. Cubismo, Neoclasicismo y el renacimiento de la guitarra española a principios del siglo XX. Roseta, Madrid, número 6, p. 6-19, 2011.

GILARDINO, Angelo. Andrés Segovia y el repertorio de la guitarra del siglo XX. Roseta, Madrid, número 1, p. 58-67, 2008.

GILBERT, Martin. A Segunda Guerra Mundial. Alfragide: D. Quixote, 2009.

GIMENO, Julio. Los conciertos de Andrés Segovia. Forum Guitarra.Artepulsado: 2013. Disponí­vel em: <http://guitarra.artepulsado.com/foros/showthread.php?21031-Los-conciertos-de-Andr%E9s-Segovia>. Acesso e: 7 ago. 2020.

HURET, Jules. Enquête sur l'évolution littéraire. Paris: Émile Colin, 1891. Disponí­vel em: <https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k49807k/f82.item> Acesso em: 25 de out. 2020.

JAROCINSKI, Stefan. Debussy: impressionnisme et symbolisme. Paris: Éditions du Seuil, 1971.

JONES, Allan Clive. The Judgement of Paris (Part 1 Segovia, Pujol, Paris and La Revue Musicale), Classical Guitar, p. 24-30, 1998/Agosto.

LACERDA, Francisco de. Suite Goivos. Lisboa: AVA Editions, 2016. Partitura, 6 páginas. Violão.

LACERDA, Francisco de. Trente-six histoires pour amuser les enfants d"™un artiste. Contemporânea, Lisboa, número 3, p. 137-144, 1922.

MARTINS, José Eduardo. Claude Debussy e Francisco de Lacerda: correspondências sonoras. Impressões sobre a Música Portuguesa. Imprensa da Universidade de Coimbra, p. 59-80, 2011/outubro.

MARTINS, José Eduardo. Francisco de Lacerda e o açorianismo universal. Quarto Crescente – Suplemento Cultural. Angra do Heroí­smo, A União, n° 277, 26/3, p.5-6. 1992.

MOREAS, Jean. Un Manifeste littéraire. Le Figaro, Supplément littéraire du dimanche, Paris, 38, p. 150, 9 set. 1886. Disponí­vel em: <https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k2723555/f1.item> Acesso em: 25 de out. 2020.

PALMER, Peter. Lost Paradises: Music and the Aesthetics of Symbolism. The Musical Times, Londres, 148, 1899, 37-50, 2007.

POVEDA, Alberto Lopez. Andrés Segovia: Vida Y Obra. Jaén: Universidad de Jaén, 2009.

PUJOL, Emilio. La Guitare. In:

LAVIGNAC, Albert. Encyclopédie de la Musique et Dictionnaire du Conservatoire (Deuxième partie). Paris: 1927. Disponí­vel: < https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k123724v>. p. 1997-2035. Acesso e: 26 jul. 2020.

ROCHA, José Eduardo. 14 Anotações sobre Música Contemporânea Portuguesa. In:

FREITAS BRANCO, João de. História da Música portuguesa. Mem Martins: Publicações Europa-América, 2005.

SEGOVIA, Andrés. Estudio sin luz. Mainz: Schott, 1954. Partitura, 2 páginas. Violão.

STINNES, Hugo (diretor). Hochschulnachrichten. Allgemeine Zeitung (09-10-1924), Augsburg: 1924. Disponí­vel em: < https://api.digitale-sammlungen.de/iiif/presentation/v2/bsb00085861_00763_u001/canvas/p3/view>. Acesso e: 9 ago. 2020.

SUARÉZ-PAJARES, Javier, Aquellos anos plateados. In:

RIOJA, Eusebio. La Guitarra en la Historia, Volumen VIII. Córdoba: Ediciones de la Posada, 1997. p. 37-57.

VENANZI, Maria Beatrice. L"™Après-midi d"™un Faune de Mallarmé et le Prélude de Debussy : intersections du symbole entre poésie et partition. Revue italienne d"™études françaises, 2018. Disponí­vel em: <http://journals.openedition.org/rief/1825>. Acesso em: 24 out. 2020.

WADE, Graham; GARNO, Gerard. A New Look at Segovia, Volume one. Pacific: Mel Bay, 1997.

WEST, Shearer. The visual arts in Germany 1890-1937: Utopia and Despair. Manchester: Manchester University Press, 2000.

Downloads

Publicado

15.12.2020

Como Citar

Rodrigues, P. (2020). "Para Andrés Segovia" : A Suite Goivos de Francisco de Lacerda. Revista Vórtex, 8(3), 1.13. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.13

Edição

Seção

Artigos