Recife Antigo de Francisco Araújo – Revisões texturais pontuais para maior contraste entre as seções

Autores

  • Maurício Orosco Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2683

Resumo

Este artigo apresenta um estudo das texturas constituí­das por linhas melódicas simples e baixos harmônicos explorados por Francisco Araújo em suas obras mais simples e também em obras de caráter virtuosí­stico. Nesse sentido, contextualizamos inicialmente a prática da revisão crí­tica no repertório do instrumento e analisamos trechos de diversas obras do autor buscando entender esta caracterí­stica de sua escrita e algumas relações desta com suas escolhas como violonista. Posteriormente, apresentamos sugestões de revisão para pontos especí­ficos de Recife Antigo (2019) visando aumentar o contraste entre as seções, tornando-as sutilmente mais oponentes e complementares. Ao final do artigo, trazemos a partitura completa da obra.

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Biografia do Autor

Maurício Orosco, Universidade Federal de Uberlândia

É professor de violão na Universidade Federal de Uberlândia desde 2003. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Música da UFU, orientando projetos relacionados ao violão brasileiro em temáticas ligadas a análise, revisão crí­tica, transcrição, arranjo, composição e performance. Atua também como compositor e concertista. Atualmente integra o Quarteto Goyazes. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2043-6771. E-mail: morosco5@gmail.com

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Publicado

01.04.2019

Como Citar

Orosco, M. (2019). Recife Antigo de Francisco Araújo – Revisões texturais pontuais para maior contraste entre as seções. Revista Vórtex, 7(1). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2683

Edição

Seção

Artigos