Elementos gestuais recorrentes em Notas Soltas para flauta transversal solo de Bruno Kiefer

Autores

  • Vinicius Dias Prates

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo analí­tico dos elementos gestuais presentes em Notas Soltas (1978) para flauta transversal solo de Bruno Kiefer. Utilizamos o catálogo de Gestos Musicais apresentados por Luciane Cardassi (1998) em A música de Bruno Kiefer: "terra", "vento", "horizonte" e a poesia de Carlos Nejar. A literatura técnica de flauta transversal foi empregada com o objetivo de associar fundamentos do instrumento com os Gestos Musicais encontrados em Notas Soltas. Através dos resultados de nossas análises, procuramos entender como se dá a escrita idiomática do compositor, bem como encontrar traços em comum entre a obra escolhida para este artigo e os elementos investigados por Cardassi (1998).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Dias Prates

Vinicius Dias Prates é flautista, Bacharel (2004) com habilitação em flauta transversal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Música – Práticas Interpretativas (2015) pela UFRS sob a orientação dos professores Dr Leonardo Winter e Dra Any Raquel Carvalho. Foi integrante da Orquestra Filarmônica da PUCRS entre 2005 e 2017. Atua como músico convidado em diversas orquestras do Rio Grande do Sul destacando a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Orquestra Sinfônica da UCS, Banda Municipal de Porto Alegre e Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo. Em 2017 ministrou aulas no I Musikfest de Santa Cruz (RS). Atualmente integra o Quinteto de Sopros Austro e é professor na Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul.

Referências

CARDASSI, Luciane Aparecida. A música de Bruno Kiefer: "terra", "vento", "horizonte" e a poesia de Carlos Nejar. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: UFRGS, 1998.

________. Autocitação no processo composicional de Bruno Kiefer. Goiânia: Música Hodie, Vol. - 4 N° 1, p.11-27, 2004

KIEFER, Luciana Nunes. A relação entre música e poesia nas canções para voz aguda de Bruno Kiefer. Dissertação de Mestrado. São Paulo: UNESP, 2007.

MATTOS, Fernando; CORRÊA, James. A música de Bruno Kiefer. Porto Alegre: Unidade Editorial, 1994.

MAYER, Germano Gastal. Seis Pequenos Quadros (1981) de Bruno Kiefer: relações intervalares e outros parâmetros a partir da teoria dos conjuntos e gestos musicais. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: UFRGS, 2005.

MOYSE, Marcel. École de l"™articulation. Paris: Alphonse Leduc, 1928.

OLIVEIRA, João Pedro Paiva de. Teoria analí­tica da música do século XX. Lisboa: Fundação CalouseteGulbenkian, 1998.

PRATES, Vinicius Dias. Elementos melódicos e gestuais recorrentes em duas peças para flauta transversal de Bruno Kiefer: Notas Soltas e Notas Irresponsáveis. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: UFRGS, 2015.

________; WINTER, Leonardo Loureiro; CARVALHO, Any Raquel. Recorrências rí­tmico-melódicas na produção composicional para flauta de Bruno Kiefer. Vitória: ABRAPEM, V.1, n.1, p.388-393, 2014.

WYE, Trevor. Practice Book for the Flute Volume 3 Articulation. London:Novello& Company Limited, 1983.

Partituras

ANDERSEN, Joachim. 24 Studies Opus 15 for flute solo. Ed. John Wummer. New York: International Music Company, 2010.

________. 24 Studies Opus 33 for flute solo. Ed. John Wummer. New York:International Music Company, 2000.

________. 24 Etudes techniques pour flûte Op. 63. Stockholm: Musikhaus Holm PälzWürzburg, 1944.

KARG-ELERT, Sigfrid.30 Capricen op. 107.Boston: The Cundy – Bettoney Co., Inc., 1919.

KIEFER, Bruno. Notas Soltas. São Paulo: Novas Metas, 1978.

Downloads

Publicado

30.06.2017

Como Citar

Prates, V. D. (2017). Elementos gestuais recorrentes em Notas Soltas para flauta transversal solo de Bruno Kiefer. Revista Vórtex, 5(1). Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/article/view/1864

Edição

Seção

Artigos