Três modalidades de comércio musical nas primeiras décadas do Brasil Oitocentista (1808-1821): anúncios particulares, leilões e rifas

Autores

  • Humberto Amorim Universidade Federal do Rio de Janeiro | Fundação Biblioteca Nacional

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.1.1860

Resumo

Partindo de uma análise em que situa a trajetória da imprensa em Portugal e, de modo especial, no Brasil, o artigo traça um panorama sobre o comércio musical anotado pelos primeiros periódicos publicados em território brasileiro durante o perí­odo joanino (1808-1821), conectando os exemplos coletados ao arcabouço teórico de importantes publicações sobre o tema (MENDES; RABELO, 2011) e aos dados alcançados por relevantes pesquisas musicológicas (PEREIRA, 2012; 2013; 2015). O objetivo foi delinear as principais caracterí­sticas, diferenças e particularidades de três das seis categorias de negociações musicais identificadas nos jornais: os anúncios particulares, os leilões e as rifas. Para tanto, são apresentados 51 reclames, alguns dos quais inéditos, dispostos em tabelas temáticas. O resultado é a proposta de uma topologia do comércio musical captado por nossa embrionária imprensa nas primeiras duas décadas do Brasil Oitocentista.

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Biografia do Autor

Humberto Amorim, Universidade Federal do Rio de Janeiro | Fundação Biblioteca Nacional

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2007 e Pesquisador-residente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) no interstí­cio 2015-2017. Doutor em Musicologia, Mestre em Práticas Interpretativas, possui ainda três graduações na área musical, além de ter obtido o Máster em violão clássico pela Universidade de Alicante (ESP). Já realizou concertos, palestras e lançamentos em 13 paí­ses e publicou um DVD e dois livros pela Academia Brasileira de Música: Tacuchian por Humberto Amorim (2015), Ricardo Tacuchian e o Violão (2014) e Heitor Villa-Lobos e o Violão (2009), este último considerado pela crí­tica "a maior pesquisa já realizada sobre o assunto no Brasil" (Revista Violão Pro, 2009), "um estudo minucioso" (Revista Concerto, 2010) e "leitura obrigatória para quem quiser entender a obra do compositor para o instrumento" (Jornal da AV-Rio, 2010).

Referências

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Periódicos citados (edições ordenadas cronologicamente):

Gazeta do Rio de Janeiro: Ed. 65/1809: 4; Ed. 04/1810: 4; Ed. 13/1810: 4; Ed. 59/1810: 3; Ed. 04/1811: 4; Ed. 15/1811: 4; Ed. 03/1812: 4; Ed. 04/1812: 4; Ed. 07/1812: 4; Ed. 105/1812: 4; Ed. 79/1813: 4; Ed. 91/1814: 4; Ed. 27/1815: 4; Ed. 91/1815: 4; Ed. 93/1815: 4; Ed. 94/1815: 4; Ed. 69/1816: 4; Ed. 91/1816: 4; Ed. 103/1816: 4; Ed. 70/1817: 4; Ed. 77/1817: 4; Ed. 79/1817: 4; Ed 19/1818: 4; Ed. 60/1819: 4; Ed. 15/1819: 4; Ed. 34/1819: 4; Ed. 60/1819: 4; Ed. 08/1820: 4; Ed. 33/1820: 4; Ed. 65/1820: 4; Ed. 28/1821: 4.

Idade d"™ Ouro: Ed. 11/1811: 4; Ed. 18/1811: 4; Ed. 47/1811: 4; Ed. 64/1814: 4; Ed. 71/1814: 4; Ed. 84/1814: 4; Ed. 81/1815: 4; Ed. 89/1816: 4; Ed. 94/1816: 4; Ed. 99/1816: 4; Ed. 11/1817: 4; Ed. 14/1819: 4; Ed. 33/1819: 4; Ed. 93/1822: 4; Ed. 96/1822: 4.

Jornal do Commercio: Ed. 56/1827: 4.

Diário de Pernambuco: Ed. de 29-10-1828: 6.

O Argos Olindense: Ed. 06-10-1838: 8.

O Rio Grandense: Ed. 03-11-1849: 4.

Treze de Maio: Ed. 15-09-1855: 3.

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Publicado

30.06.2017

Como Citar

Amorim, H. (2017). Três modalidades de comércio musical nas primeiras décadas do Brasil Oitocentista (1808-1821): anúncios particulares, leilões e rifas. Revista Vórtex, 5(1), 1–22. https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.1.1860

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