O papel da notação na performance da música nova e das técnicas estendidas para flauta transversal
DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.3.1341Resumo
A notação da música contemporânea apresenta uma série de peculiaridades para sua interpretação. Este artigo se propõe a discuti-la, particularmente com relação a sonoridades estendidas na flauta transversal, dos pontos de vista histórico, gráfico, de sua performance, e da necessidade de que seja clara e inequívoca.Downloads
Referências
Almeida, Alexandre Zamith. "Por uma visão de música como performance." Opus 17, nº. 2: 63-76, 2011.
Artaud, Pierre-Yves, e Gérard Geay. Flûtes au présent: traité des techniques contempo-raines sur les flûtes traversières í l"™usage des compositeurs et des flutistes. Paris: Éditions Jobert, 1980.
Behrman, David. "What Indeterminate Notation Determines." Perspectives of New Music 3, nº. 2: 58-73, 1965.
Bosseur, Jean-Yves. Do som ao sinal: história da notação musical. Tradução de Marco Aurélio Koentopp. Curitiba: UFPR, 2014.
Daldegan, Valentina. Música contemporânea no ensino de flauta transversal para crianças. Curitiba: Antigoa Typographia, 2009.
Dick, Robert. Tone Development through Extended Techniques. Saint Louis: Multiple Breath, 1986.
Dick, Robert. The Other Flute: a Performance Manual of Contemporary Techniques, 2ª ed. Saint Louis: Multiple Breath, 1989.
Kanno, Mieko. "Prescriptive Notation: Limits and Challenges." Contemporary Music Review 26, nº. 2: 231-254, 2007.
Koizumi, Hiroshi. Technique for contemporary flute music for players and composers. Tokio: Schott Japan, 1996.
Lopes, José Júlio. "As escritas da abertura na música contemporânea." Revista de Comunicação e Linguagens 10/11: 176-186, 1990.
McMurtery, John. SD. "Extended techniques for flute: alternate sonorities," http://cnx.org/contents/zPlA7Vsa@2/Extended-Techniques-for-Flute-
Mencarelli, Pierluigi e Bruno Bartolozzi. Metodo per flauto. Milão: Edizioni Suvini Zerboni, 1975.
Offermans, Wil. For the contemporary flutist: twelve studies for the flute with explanations in the supplement. Frankfurt: Zimmermann, 1992.
Olson, Lesley Carol. "The Pedagogy of Contemporary Flute Music." Tese de doutorado em Artes Musicais, University of Illinois, Urbana-Champaign. 1998.
Perlove, Nina, e Sophie Cherrier. "Transmission, Interpretation, Collaboration – A Performer"™s Perspective on the Language of Contemporary Music: An Interview with Sophie Cherrier." Perspectives of New Music 36, nº. 1: 43-58, 1998.
Sciarrino, Salvatore. "Come vengono prodotti gli incantesimi?", in L"™Opera per flauto Milano: Ricordi, 1990.
Stein, Leonard. "The Performer"™s Point of View." Perspectives of New Music 1, nº. 2: 62-71, 1963.
Takemitsu, Toru. Air, for flute. Tokio: Schott Japan, 1996.
Thomas, Philip. "Determining the indeterminate." Contemporary Music Review 26, nº. 2: 129-140, 2007.
Toff, Nancy. The flute book. New York: Oxford University Press, 1996.
Uscher, Nancy. "Luciano Berio, Sequenza VI for Solo Viola: Performance Practices." Perspectives of New Music 21, nº. 2: 286-293, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Valentina Daldegan
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.