Gestos corporais na performance de Andrés Segovia

Autores

  • Bruno Madeira Universidade Estadual de Campinas
  • Fabio Scarduelli Universidade Estadual do Paraná

Resumo

O presente artigo analisa o comportamento corporal do violonista Andrés Segovia na performance das Variações sobre um tema de Mozart, op. 9, de Fernando Sor. A análise tem como objetivo principal buscar relações entre gestos corporais e material musical, a partir do referencial teórico exposto em Madeira e Scarduelli (2014, 2015) e Laban (1978). A partir da observação dos movimentos de Segovia, espera-se que estudantes de música e músicos profissionais possam refletir sobre o papel do corpo na performance como potencializador de significado musical.

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Biografia do Autor

Bruno Madeira, Universidade Estadual de Campinas

Violonista, Bacharel, Mestre e Doutorando em Música pela Universidade Estadual de Campinas. Foi vencedor de diversos concursos de interpretação musical, como o VI Concurso Internacional J. S. Bach e o III Concurso Latino-Americano de Violão Maurí­cio de Oliveira, tendo também se destacado como Melhor Intérprete de Villa-Lobos no X Concurso Villa-Lobos. Como solista e camerista, apresentou-se em diversas cidades dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Acre, São Paulo e Rio de Janeiro, além das cidades de La Plata (Argentina) e Darmstadt (Alemanha). Atuou como professor na Universidade do Estado de Santa Catarina e no curso í  distância de Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos.

Fabio Scarduelli, Universidade Estadual do Paraná

Violonista, professor e pesquisador; Mestre e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), instituição na qual foi ainda professor substituto e realizou seu pós-doutorado com bolsa FAPESP. Mantém intensa carreira como pesquisador concertista, com abordagens que envolve repertório solo e de música de câmera. Lidera o Grupo de Pesquisa em Violão: estudos da performance, pedagogia e repertório, do qual participam estudantes e pesquisadores de diferentes instituições. Atualmente é professor Adjunto da Escola de Música e Belas Artes do Paraná / UNESPAR, em Curitiba, e professor colaborador no Programa de Pós-graduação e Música da UNICAMP, orientando trabalhos de Mestrado e Doutorado.

Referências

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Publicado

31.12.2016

Como Citar

Madeira, B., & Scarduelli, F. (2016). Gestos corporais na performance de Andrés Segovia. Revista Vórtex, 4(3). Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/article/view/1340

Edição

Seção

Artigos