A função multidisciplinar do compositor eletroacústico Uma abordagem operacional

Autores

  • Ricardo Oliveira Thomasi Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.2.1319

Resumo

As particularidades do material eletroacústico moveram a composição musical para outras dimensões operacionais. Dentre tantos, dois aspectos mostraram-se essenciais para o desenvolvimento da cena eletroacústica: modelos de representação especí­ficos e o contato direto do compositor com seu instrumental. Neste artigo, pretendemos criar um breve quadro de discussões pertinentes à postura do compositor eletroacústico contemporâneo frente às necessidades de integrar algoritmos e narratividade musical em um mesmo sistema composicional. Para tanto, sugerimos a abordagem operacional de Horacio Vaggione como um ponto de partida para eliminar a lacuna entre música e computação musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Oliveira Thomasi, Universidade Federal do Paraná

Músico, compositor e instrumentista. Possui mestrado em Composição Musical pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Graduação em Música pela Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR/FAP). Interesses de pesquisa: linguagens musicais contemporâneas, música eletroacústica, arte sonora e educação musical.

Referências

BUDÓN, Osvaldo. Composing with objects, networks, and time scales: an interview with Horacio Vaggione. Computer Music Journal, 24 (3), 9-22, Massachusetts: MIT, 2000.

BUXTON, William; PATEL, S; REEVES, W; BAECKER, R. The use of hierarchy and instance in a data structure for computer music. Computer Music Journal, 2 (4), 10-20. Toronto, 1978.

CHADABE, Joel. Electric Sound: the past and promise of electronic music. New Jersey: Prentice Hall, 1997.

CRITON, Pascale. Mutation and processuality in the musical thought of Horacio Vaggione. Contemporary Music Review, 24 (4-5), 371-381. Taylor & Francis, 2005.

DUDAS, Richard. Expanding the performance possibilities of real-time computer music repertoire through re-working dated technology. Journal of the Japanese Society for Sonic Arts, 6 (1), 6-11, 2014.

EIMERT, Hebert. Problemas na música eletrônica, 1957. In: MENEZES, F. (org.) Música eletroacústica, história e estéticas. São Paulo: EDUSP, 2009.

LIPPE, Cort. Musings on the status of electroacoustic music today. Proceedings of International Computer Music Conference, 14-20. Athens: ICMC, 2014.

LUCIER, Alvin. Music 109: notes on experimental music. Middletown: Wesleyan University Press, 2012.

MANNING, Peter. The significance of techné in understanding the art and pratice of electroacoustic composition. Organised Sound, 11 (1), 81-90. Cambridge University Press, 2006

MARY, Mario. Emancipación de la estética impuesta por los medios tecnológicos en la música mixta. Ideas Sonicas/Sonic Ideas, 11, 27-36, 2013b.

ROWE, Robert; GARTON, B.; DESAIN, P.; HONING, H.; DANNENBERG, R.; JACOBS, D.; POPE, S.T.; PUCKETTE, M.; LIPPE, C.; SETTEL, Z.; LEWIS, G. Editor's notes: putting Max in perspective. Computer music journal, 17 (2), 3-11. MIT Press, 1993.

SCHAEFFER, Pierre. Tratado de objetos musicales. Madrid: Alianza Editorial, 1996.

VAGGIONE, Horacio. Objets, représentations, opérations. Versão ampliada de On object-based composition. Interface-Journal of New Music Research, 20 (3-4), 209-216, 1991.

__________________. Some ontological remarks about music composition processes. Computer Music Journal, 25 (1), 54-61, Massachusetts: MIT, 2001.

WISHART, Trevor. Computer music: some reflections. In: DEAN, Roger T. (org.). The Oxford Handbook of Computer Music.New York: Oxford University Press, 2009.

Downloads

Publicado

31.10.2016

Como Citar

Thomasi, R. O. (2016). A função multidisciplinar do compositor eletroacústico Uma abordagem operacional. Revista Vórtex, 4(2), 1–9. https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.2.1319

Edição

Seção

Artigos