A objetividade da escuta no pensamento musical: uma problematização a partir da fenomenologia

Autores

  • Davi Donato Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.2.1313

Resumo

Este artigo se trata de uma reflexão interdisciplinar sobre a escuta. A motivação para tal veio de um incômodo crescente com a objetividade presumida com que a escuta costuma ser tratada no âmbito da teoria e análise musical, especialmente no contexto da música eletroacústica, onde a escuta rapidamente se tornou tema de pesquisa. Simultaneamente reconheço que defender o extremo oposto, uma total subjetividade da escuta, não só inviabiliza o estudo da música como experiência compartilhada, como de fato não faz jus à experiência que conheço como música. Partindo deste problema discuto uma série de autores que trataram da escuta ou da percepção, em especial a fenomenologia de Merleau-Ponty, no intuito de construir uma base teórica que permita recolocar a questão da escuta no estudo musical – em especial sobre a delimitação do(s) objeto(s) da escuta: o som, ou a música.

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Biografia do Autor

Davi Donato, Universidade de São Paulo

Natural do Rio de Janeiro, tem formação em composição pelo IVL-Unirio, e mestrado em Sonologia pela UFRJ, sob orientação de Rodolfo Caesar, tendo defendido a dissertação de tí­tulo "Teorizar a Escuta: uma reflexão acerca da construção do som como objeto em Pierre Schaeffer". Atualmente cursa o doutorado na ECA-USP, sob orientação de Fernando Iazzetta, onde participa ativamente do NuSom - Núcleo de pesquisas em Sonologia

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Publicado

31.10.2016

Como Citar

Donato, D. (2016). A objetividade da escuta no pensamento musical: uma problematização a partir da fenomenologia. Revista Vórtex, 4(2), 1–32. https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.2.1313

Edição

Seção

Artigos