Do Físico ao Fisiológico: um estudo fenomenológico da cor nas artes
Palavras-chave:
Artes Visuais, Cinema, ComunicaçãoResumo
Ao analisar o fenômeno cromático nas artes, deve-se levar em conta não só os aspectos físicos relacionados ao uso da cor, mas agrupar à percepção, os aspectos fisiológicos fornecidos pelas cores. Neste artigo, pretende-se utilizar como base o estudo fenomenológico da cor efetuado por Johann Wolfgang Von Goethe, em sua obra "Doutrina das Cores" publicado originalmente em 1810 e as experimentações posteriores de Michael-Eugéne Chevreul, efetuadas a partir da primeira edição do livro "Da Lei do Contraste Simultâneo das Cores" , de 1839. Com base no desenvolvimento das teorias fisiológicas, esta análise pretende levantar questionamentos sobre a percepção da cor e sua influência nas artes, como também perceber os elementos que fazem parte de um processo complexo de interpretação e decodificação onde a cor poderá, não apenas comunicar, sinalizar ou informar, mas tornar o observador ativo na leitura cromática de elementos apresentados aos olhos e ao cérebro.Downloads
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