O Plano Cinematográfico como Espelho Intermidiático da Pintura nos Filmes o Poderoso Chefão, II e III (1974 E 1990), de Francis Ford Coppola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.01.199-208

Resumo

No contexto dos estudos da intermidialidade, a seguinte análise pauta-se na hipótese de que alguns frames fílmicos são espelhos intermidiáticos de determinadas pinturas por conta da semelhança visual entre obras pictóricas e cinematográficas. Tem-se como corpus os filmes O poderoso chefão II e III (1974 e 1990) de Francis Ford Coppola e as pinturas A última ceia (1594) de Tintoretto, Medusa (1595) de Caravaggio e A morte de Marat (1793) de Jacques Louis David. Este artigo pretende analisar o contexto narrativo das cenas às quais os frames pertencem, quais elementos visuais os aproximam de determinadas pinturas, bem como a história por trás de cada pintura e averiguar se o propósito da narrativa cinematográfica se aproxima ao propósito narrativo das mencionadas pinturas. Para tanto, em termos teóricos, utiliza-se, especialmente O poder da Arte (2010), de Simon Schama, no qual o autor analisa vida e obra de renomados pintores, como Caravaggio e David, O olho interminável: pintura e cinema (2004), de Jacques Aumont e O termo intermidialidade como ebulição (2015), de Irina Rajewski.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taylla Maria Machado Sirino, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestranda em Letras, área de concentração: Linguagem e Sociedade, pela UNIOESTE. Especialista em Cinema, com ênfase em Produção pela UNESPAR/FAP. Graduada em Letras pela UFPR. Integra o Grupo de pesquisa: Linguagem Literária e interfaces sociais: estudos comparados – UNIOESTE. 

Acir Dias da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Doutor em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pela UNICAMP. Na Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE é Diretor do Centro de Educação, Comunicação e Artes –CECA e Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sens em Letras – área de concentração Linguagem e Sociedade, na Linha de pesquisa: Linguagem Literária e Interfaces Sociais: estudos comparados. 

Downloads

Publicado

2023-06-23

Edição

Seção

Artigos