ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MATEMÁTICO: FALANDO DA MATEMACIA

Autores

Resumo

O artigo busca suscitar reflexões sobre Alfabetização Matemática e Letramento Matemático, com foco no conceito de Literacia, Matemacia/Materacia e Tecnoracia ressaltando os motivos para aprender e ensinar matemática. O aporte teórico tem ancora na Educação Matemática Crítica, que coloca em tela as discussões relativas à matemática e ao seu papel na sociedade, pensando a formação de indivíduos críticos e promotores de seu conhecimento, construindo uma cultura baseada no respeito e na diversidade, nos direitos humanos e na liberdade de expressão. A abordagem metodológica adotada caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e de revisão de literatura, com base em autores como Ubiratan D’Ambrósio, Ole Skovsmose, Magda Soares e Ocsana Danyluk. Salientamos que o processo de alfabetização matemática de um indivíduo pode levá-lo ao empoderamento na medida em que ele reorganiza sua visão sobre a sociedade e assume um papel ativo nas decisões sociais. De forma simultânea à alfabetização, precisamos desenvolver práticas de letramento que permitam efetivamente esse indivíduo ingressar no mundo letrado. Alfabetização e letramento são processos interdependentes e indissociáveis. Destacamos o conceito de Matemacia, que representa uma forma de letramento matemático, provendo o suporte matemático e lógico para o exercício de uma cidadania crítica, para que os indivíduos consigam participar de sua sociedade, usando seus conhecimentos matemáticos, permitindo que eles se posicionem de forma consciente em busca de uma sociedade justa e ética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Marques Gomes, Universidade Integrada da Região do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW

Mestre em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW). Professora de Matemática na Educação Básica na Secretaria de educação do Estado do Rio Grande do Sul. São Luiz Gonzaga, RS, Brasil.

Luci dos Santos Bernardi, Universidade Integrada da Região do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW

Doutora em Educação Científica e Tecnológica e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW). Frederico Westphalen, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

01-12-2022

Como Citar

Gomes, J. M., & Bernardi, L. dos S. (2022). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MATEMÁTICO: FALANDO DA MATEMACIA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(26), 66–82. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/5206

Edição

Seção

Artigos Científicos