A CONSTRUÇÃO DE VÍDEOS COMO UMA PROPOSTA PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Cleibiane Susi Peixoto Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Rio Claro
  • Sandra Gonçalves Vilas Bôas Universidade de Uberaba

Resumo

O objetivo desse artigo é mostrar a contribuição da construção de vídeos para a formação de conceitos matemáticos por um grupo de alunos dos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás, no município de Ipameri. A abordagem utilizada para o desenvolvimento dessa pesquisa foi a qualitativa, na modalidade de estudo de caso. O processo de construção dos vídeos foi conduzido por meio do Trabalho com projetos, na dinâmica de Trabalho colaborativo e nas seis etapas para a produção de vídeos. A produção dos dados aconteceu a partir do desenvolvimento dos projetos de construção dos vídeos por meio de diferentes instrumentos de coleta, quais sejam, a plataforma Google Sala de Aula, registros fotográficos e em vídeo, notas de campo, questionário, diário de bordo dos alunos, observação participante, além das rodas de conversa. A análise dos dados se concretizou com base na Triangulação dos Métodos de investigação. O produto desta pesquisa apresenta-se na forma virtual e constitui-se de quatro vídeos produzidos pelos alunos, sob a orientação da pesquisadora. Os resultados demonstraram que a construção de vídeo nas aulas de Matemática contribui para a compreensão dos conceitos matemáticos, além de instruir os alunos a construir e editar vídeos envolvendo os conhecimentos matemáticos, motivar o seu interesse pela aprendizagem através da construção de vídeos, instigar-lhes o gosto e o interesse pela Matemática, amenizar suas dificuldades em relação à disciplina e incentivar o processo de ensino e aprendizagem colaborativo tanto nos professores como nos alunos.

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Biografia do Autor

Sandra Gonçalves Vilas Bôas, Universidade de Uberaba

Possui graduação em Matemática pelo Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba (1985) e Pós Graduação Lattus Sensus em Matemática Pura e Aplicada (1999) e Estatística Aplicada (2003), ambas pela Universidade Federal de Uberlândia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). É doutora em Educação Matemática pelo PPGEM- Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho, campus Rio Claro (2017). Atualmente é professora aposentada da Prefeitura Municipal de Uberlândia e Professora titular do Programa de Mestrado Profissional em educação: formação docente para a educação básica da UNIUBE- Campus Uberlândia.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

Peixoto, C. S., & Vilas Bôas, S. G. (2022). A CONSTRUÇÃO DE VÍDEOS COMO UMA PROPOSTA PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(26), 83–104. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/5149

Edição

Seção

Artigos Científicos