GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ATIVIDADE EM ESPAÇO FORMAL E NÃO FORMAL

Autores/as

  • Rosana de Souza Machado Universidade Franciscana - UFN
  • Thais Scotti do Canto Dorow Universidade Franciscana - UFN
  • José Carlos Pinto Leivas Universidade Franciscana - UFN

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.16.156-178

Resumen

Este artigo apresenta resultados de uma atividade realizada no sétimo ano do Ensino Fundamental, que teve como objetivo investigar como os alunos visualizam, reconhecem e classificam formas geométricas planas ao explorarem um ambiente não formal. A fundamentação teórica foi baseada no modelo de desenvolvimento do raciocínio em Geometria de Van
Hiele. Essa atividade é parte de uma pesquisa que possui o diferencial de que a coleta de dados foi realizada em espaço não formal e, posteriormente, trazida para o espaço formal da sala de aula. Considerando que o desenvolvimento da Ciência Matemática, em particular da Geometria, tem a finalidade de contribuir para a construção do conhecimento matemático, já na primeira fase da escolarização, entende-se que o objetivo de visualizar, reconhecer e classificar formas geométricas planas, ao explorar um ambiente não formal, subsidia o ensino e promove a construção do conhecimento matemático/geométrico. Os resultados mostraram que o reconhecimento de formas geométricas planas, encontradas em um espaço não formal, na natureza e nas construções humanas, permitiram o avanço em níveis do modelo, inclusive, resgatando alunos que não apresentavam rendimento satisfatório em aulas convencionais. Muito embora formas geométricas planas sejam
construtos mentais, visualizá-las e reconhecer suas propriedades em um ambiente concreto permitiram à professora ensinar outros conteúdos de Geometria, com melhor aprendizagem dos alunos do que em anos anteriores, apenas em sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-12-09

Cómo citar

Machado, R. de S., Dorow, T. S. do C., & Leivas, J. C. P. (2020). GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ATIVIDADE EM ESPAÇO FORMAL E NÃO FORMAL. Revista Paranaense De Educação Matemática, 8(16), 156–178. https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.16.156-178

Número

Sección

Artigos Científicos