CONSTRUINDO A EQUAÇÃO DA CIRCUNFERÊNCIA E DA SUPERFÍCIE ESFÉRICA POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA 3D: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Charles Bruno da Silva Melo Escola Estadual de Ensino Médio Gastão Bragatti Lepage, SEDUC-RS
  • José Carlos Pinto Leivas Centro Universitário Franciscano de Santa Maria – RS, UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.10.302-316

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação realizada pelo primeiro autor, sob a orientação do segundo, tendo o software GeoGebra 3D como ferramenta para construir a equação reduzida da circunferência e da superfície esférica. Foi aplicada, em uma escola pública estadual, no município de Candelária/RS, com três alunos bolsistas de um projeto de pesquisa (Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias, Tecnologias Criativas e Letras-PICMEL), no segundo semestre de 2014. Teve por objetivo explorar a visualização, no processo de construção das equações da circunferência e da superfície esférica, utilizando uma tecnologia computacional. Conclui-se que o objetivo foi alcançado, pois os alunos conseguiram deduzir, tanto a equação da circunferência no plano, quanto a da superfície esférica no espaço, por meio de recursos visuais. Além disso, o uso do
GeoGebra, com suas janelas de álgebra e de visualização, favoreceu a relação entre as duas formas de representação. Portanto, ele foi decisivo para a aprendizagem do conteúdo matemático envolvido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-11-2020

Como Citar

Melo, C. B. da S., & Leivas, J. C. P. (2020). CONSTRUINDO A EQUAÇÃO DA CIRCUNFERÊNCIA E DA SUPERFÍCIE ESFÉRICA POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA 3D: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 6(10), 302–316. https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.10.302-316

Edição

Seção

Relatos de Experiência