COMPETÊNCIA PARA ENSINAR ESTRUTURAS ADITIVAS: SITUAÇÕES ELABORADAS POR PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS

Autores/as

  • Angélica da Fontoura Garcia Silva Universidade Bandeirante Anhanguera – UNIBAN
  • Maria Elisabette Brisola Brito Prado Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN
  • Samira Fayes Kfouri da Silva Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN
  • Ruy Cesar Pietropaolo Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.14.54-70

Resumen

Este artigo tem o propósito de identificar e analisar as categorias de situações que um grupo de professores que ensina matemática nos anos iniciais elabora para ensinar os campos conceituais aditivos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que envolveu 45 professores da rede pública estadual de São Paulo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados
foram os protocolos de atividades as quais solicitavam aos professores a elaboração, individualmente e sem material de apoio, de situações-problema distintas envolvendo as estruturas aditivas. A análise da classificação das situações elaboradas foi baseada nos estudos de Vergnaud e da competência para ensinar essa estrutura apoiou-se nos estudos de Llinares. Os resultados mostraram que a maioria das situações elaboradas foi prototípica e que a ideia de comparação não foi tão comum. Isso pode ser preocupante, uma vez que outras investigações identificaram que os estudantes tiveram mais dificuldades em raciocinar sobre as relações do que sobre quantidades. Conclui-se que a compreensão dos diferentes significados das estruturas aditivas precisa ser contemplada na formação tanto inicial quanto continuada do professor. Assim ele poderá desenvolver essa competência para o seu ensino.

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Publicado

2020-11-26

Cómo citar

Silva, A. da F. G., Prado, M. E. B. B., Silva, S. F. K. da, & Pietropaolo, R. C. (2020). COMPETÊNCIA PARA ENSINAR ESTRUTURAS ADITIVAS: SITUAÇÕES ELABORADAS POR PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 7(14), 54–70. https://doi.org/10.33871/22385800.2018.7.14.54-70

Número

Sección

Artigos Científicos