CONHECIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS NO ÂMBITO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO: O CASO DA PROFESSORA MARGARIDA

Autores

  • Angélica da Fontoura Garcia Silva Universidade Bandeirante Anhanguera – UNIBAN
  • Tania Maria Mendonça Campos Universidade Bandeirante Anhanguera- UNIBAN
  • Ruy Cesar Pietropaolo Universidade Bandeirante Anhanguera – UNIBAN

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.4.29-47

Resumo

O objetivo deste artigo é o de apresentar o resultado de uma investigação a respeito do conhecimento necessário aos professores que atuam nos anos iniciais da Educação Básica para ensinar Matemática. Este estudo foi desenvolvido no âmbito do Projeto Observatório da Educação. Os dados foram coletados por meio de observações diretas, gravações, questionários, entrevistas e relatórios reflexivos sobre a aplicação de atividades aos alunos. A análise dos dados fundamentou-se nos estudos de Serrazina, Shulman e Ball que tratam do conhecimento profissional ou da reflexão. Este estudo revela que as experiências vivenciadas durante a de formação favoreceram o processo de (re) significação de conteúdos matemáticos e de seu ensino além da reflexão sobre a prática.

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Publicado

16-11-2020

Como Citar

Silva, A. da F. G., Campos, T. M. M., & Pietropaolo, R. C. (2020). CONHECIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS NO ÂMBITO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO: O CASO DA PROFESSORA MARGARIDA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 3(4), 29–47. https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.4.29-47